Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44626

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALENÇA, Karina Alves-
dc.contributor.authorCALIXTO, Thayanne Guilherme-
dc.date.accessioned2022-05-31T22:40:29Z-
dc.date.available2022-05-31T22:40:29Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationCALIXTO, Thayanne Guilherme. Feminismo, ciência e revolução: narrativas de professoras ativistas do fórum de mulheres em luta da UFPB. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44626-
dc.descriptionVALENÇA, Karina Alves, também é conhecida em citações bibliográficas por: ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo dedica-se a contar a história de professoras ativistas do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, por meio de suas experiências narrativas. O Fórum de Mulheres nasce juntamente com a Greve Internacional das mulheres em 2017, que impulsionou discentes, docentes, técnicas-administrativas e mulheres que convivem na UFPB a se organizarem coletivamente. Para realização desta pesquisa utilizou-se a entrevista narrativa, através de vídeos-chamada pela plataforma virtual Google meet, em razão da pandemia da COVID-19, assim os encontros aconteceram entre os meses de novembro de 2020 a janeiro de 2021. Como fruto das narrativas, a pesquisa teve como elementos principais de discussão: Mulheres na universidade; Movimento Feminista na universidade; e Política de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na UFPB. Com isso, o capítulo intitulado “Feminismo e Docência nas Pesquisas Científicas” apresenta os estudos realizados nos últimos anos sobre temas ligados a esta pesquisa e o capítulo “Feminismo e Docência no Contexto Universitário” se debruça sobre as narrativas das professoras, na tentativa de contá-las, realizando incursões analíticas. Como principais achados, têm-se o atravessamento do feminismo na trajetória das professoras que passam a se organizar coletivamente no contexto universitário, a criação do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB e do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (CoMu), sob a Resolução 26/2018. Por fim, a experiência de narrar esteve presente em todo o estudo, seja sobre as histórias das professoras, como por meio de fragmentos da minha própria história, reafirmando que o pessoal é político.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarrativas – Movimento Feministapt_BR
dc.subjectFórum de Mulheres em Luta – Paraíba – UFPBpt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleFeminismo, ciência e revolução : narrativas de professoras ativistas do fórum de mulheres em luta da UFPBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5451874124583672pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study is dedicated to telling the story of activist teachers from the UFPB’s Womens Struggle Forum, through their narrative experiences. The Women's Forum was born at the same time with the International Women's Strike in 2017, which encouraged students, teachers, administrative technicians and women who live at UFPB to organize themselves collectively. To carry out this research, the narrative interview was used, through video calls by the virtual platform Google meet, due to the COVID-19 pandemic, so the meetings took place between the months of November 2020 to January 2021. As a result of the narratives, the research had as main elements of discussion: Women at the university; Feminist Movement at the university; and Policy for the prevention and confrontation of violence against women at UFPB. So the chapter entitled “Feminism and Teaching in Scientific Research” presents the studies carried out in recent years on topics related to this research and the chapter “Feminism and Teaching in the University Context” focuses on the narratives of the teachers, in an attempt to tell them, carrying out analytical incursions. As main findings, there is the crossing of feminism in the trajectory of the teachers who started to organize themselves collectively in the university context, the creation of the Forum of Women in Struggle at UFPB and the Committee for the Prevention and Confrontation of Violence Against Women (CPCVAW), under Resolution 26/2018. Finally, the experience of narrating was present throughout the study, whether about the teachers' stories, or through fragments of my own history, reaffirming that the personal is political.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thayanne Guilherme Calixto.pdf996,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons