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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44621

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Título: Formação da identidade docente na perspectiva da educação escolar quilombola: por uma escola diferenciada.
Autor(es): SILVA, Maria Roseane Galvão da
Palavras-chave: Quilombolas; Educação; Professores - Formação
Data do documento: 18-Jul-2018
Citação: SILVA, Maria Roseane Galvão da. Formação da identidade docente na perspectiva da educação escolar quilombola: por uma escola diferenciada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação da identidade docente quilombola considerando as perspectivas da educação escolar quilombola por uma escola diferenciada. Para essa finalidade, buscamos identificar por meio dos autores nos quais nos ancoramos para discutir as categorias quilombo, quilombola e educação quilombola; formação docente e identidade docente; e por documentos oficiais (BRASIL 1988; Art. 68. ADCT; CNE/CEB. RESOLUÇÃO 8/2012) as concepções e visões sobre a formação docente para a educação escolar quilombola e os princípios político-pedagógicos da educação Quilombola. A população quilombola reivindica o reconhecimento de suas diferenças (étnicas, culturais), solicitando suas afirmações e valorização de seus saberes, sujeitos, histórias e memórias. Essa perspectiva exige uma outra escola que não negue esse reconhecimento, afirmação e valorização; mas que a enfrente e a reconheça possibilitando um processo de formação que dê conta do direito de ser sujeito quilombola. Para isso, necessita de um(a) docente que possa trabalhar essas questões. Nossa pesquisa foi realizada no Sitio Serra Verde- 3º Distrito- cidade de Caruaru-PE. Diante das análises, podemos concluir que, na escola observada, o processo de formação da identidade docente quilombola, considerando as perspectivas da educação escolar quilombola por uma escola diferenciada, não se efetiva; tendo o processo educativo, por meio de suas práticas educativas, uma perspectiva urbanocêntrica, em que o professor está preocupado em atender as avaliações externas e seguir o currículo urbano, posto pelo sistema educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44621
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