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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Mônica Batista da-
dc.date.accessioned2022-05-31T17:44:45Z-
dc.date.available2022-05-31T17:44:45Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.date.submitted2022-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Batista da. Contribuições da pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor que atua na educação do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44620-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objeto de estudo, as contribuições das práticas de pesquisa na formação e prática docente. Neste sentido, a questão que norteou a pesquisa foi: Quais as contribuições da pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor que atua na Educação do Campo? Tivemos como objetivo geral, analisar as contribuições das práticas de pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor, que atua na Educação do Campo. E como objetivos específicos: 1) identificar qual a compreensão de pesquisa para o licenciando-professor que atua na Educação do Campo; 2) apontar as percepções que o licenciando-professor que atua na Educação do Campo tem a respeito das práticas de pesquisa na sua formação; e 3) identificar que relações este licenciando-professor faz da pesquisa enquanto alimentadora de sua prática docente na Educação do Campo. A fundamentação teórica consiste em: Gatti (2007), Abreu e Almeida (2008), Lankshear e Knobel (2008) e Severino (2007) para tratar os tipos de pesquisa em educação; Pesce e André (2012), Franco (2012) e Veiga (2008) para tratar da pesquisa na formação inicial; e Caldart (2002, 2009, 2012), Arroyo (2004, 2012), Franco (2008), e Freire (2013) para fundamentar a prática docente na Educação do Campo. Quanto à metodologia a pesquisa traz uma abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2018, utilizando como instrumento de produção dos dados o questionário. Os participantes da pesquisa foram 5 licenciandos-professores que atuam na Educação do Campo. As categorias de análise que emergiram dos dados foram “A compreensão de pesquisa para os licenciandos-professores que atuam na Educação do Campo: a pesquisa acadêmica e a pesquisa pedagógica na construção de conhecimento”; “A formação profissional do professor pesquisador materializada a partir do Componente Curricular Pesquisa e Prática Pedagógica: contribuições das práticas de pesquisa na formação”; e “Relações entre pesquisa e prática docente: indissociabilidade entre ensino e pesquisa na construção de uma Educação do Campo pautada na diversidade e emancipação dos sujeitos”. Os dados revelaram que os participantes compreendem pesquisa principalmente como uma investigação planejada e minuciosa de construção de conhecimento para a própria prática e também para além dela. A pesquisa na formação dos participantes materializa-se principalmente a partir do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica, favorecendo a articulação do conhecimento prático e teórico para com o desenvolvimento de um professor pesquisador. Nesse sentido, o ensino e a pesquisa são para os participantes elementos que se articulam. Destacaram que é por meio de pesquisa que compreendem as especificidades da Educação do Campo, de modo a conseguir desenvolver uma prática docente pautada na valorização do contexto campesino, atuando de forma a valorizar os sujeitos e a diversidade existente neste Campo, bem como uma prática docente voltada para emancipação dos sujeitos. Consideramos assim, que uma prática docente que seja articulada pela pesquisa, dispõe de possibilidades para com o desenvolvimento de um fazer contextualizado e significativo na Educação do Campo.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleContribuições da pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor que atua na educação do campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0530689914755556pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThe research has as object of study, the contributions of the research practices in the training and teaching practice. In this sense, the question that guides the research is: What are the contributions of the research to the teaching practice of the licentiate-teacher who works in the Field Education? We have as general objective, to analyze the contributions of the research practices to the teaching practice of the licentiate-teacher who acts in the Field Education. And the specific objectives: 1) to identify what the research comprehension for the licenciando-professor that acts in the Field Education; 2) to point out the perceptions that the licenciando-educator that acts in the Field Education has about the research practices in its formation; and 3) identify what relations this teacher-teacher makes of the research as feeder of their teaching practice in the Field Education. The theoretical basis consists of: Gatti (2007), Abreu and Almeida (2008), Lankshear and Knobel (2008) and Severino (2007) to treat the types of research in education; Pesce and André (2012), Franco (2012) and Veiga (2008) to deal with research in initial training; and Caldart (2002, 2009, 2012), Arroyo (2004, 2012), Franco (2008), and Freire (2013) to support teaching practice in Field Education. As for the methodology, the research is a qualitative one, developed in the year 2018, had as instrument of data collection the questionnaire. The research participants are 5 licentiate-teachers who work in the field education. The categories of analysis that emerged from the data were "The research comprehension for the licenciandos-professors that act in the field education: the academic research and the pedagogical research in the construction of knowledge", "The professional formation of the researcher professor materialized from the Curricular Component Research and Pedagogical Practice: contributions of research practices in formation ", and" Relationships between research and teaching practice: inseparability between teaching and research in the construction of a Field Education based on the diversity and emancipation of the subjects ". The data reveal that the participants understand research primarily as a planned and thorough investigation of knowledge construction for the practice itself and also beyond. The research in the training of participants materializes mainly from the curricular component Research and Pedagogical Practice, favoring the articulation of practical and theoretical knowledge with the development of a researcher teacher. In this sense, teaching and research are for the participants elements that are articulated. They emphasize that it is through research that they understand the specificities of the Field Education, in order to be able to develop a teaching practice guided by the valorization of the peasant context, acting in a way to value the subjects and the diversity that exists in this Field, as well as a teaching practice aimed at the emancipation of the subjects. Thus, we consider that a teaching practice that is articulated by the research, possesses possibilities for the development of a contextualized and significant make in the Field Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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