Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44597

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Janaina Mendes da-
dc.date.accessioned2022-05-26T19:42:27Z-
dc.date.available2022-05-26T19:42:27Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Janaina Mendes da. A relação educativa na perspectiva dialógica de Martin Buber e Paulo Freire. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44597-
dc.description.abstractA relação educativa que envolve a constituição de um vínculo significativo entre os envolvidos pressupõe uma perspectiva dialógica que possa possibilitar a abertura para o novo e o lidar com a diferença. Considerando a complexidade dessa vivência, especialmente no atual contexto, indagamos: Como o diálogo na relação educativa pode contribuir para a formação humana? Para responder a essa questão, o trabalho assume como objetivo compreender o sentido do diálogo na relação educativa a partir das visões de Martin Buber e Paulo Freire. Tal ação assumiu alguns desdobramentos que se configuram nos seguintes objetivos específicos: descrever a concepção de diálogo na filosofia do interhumano de Martin Buber e sua relação com a visão educativa; apontar o sentido do diálogo na concepção de educação libertadora de Paulo Freire; refletir sobre a relação entre essas visões do humano e suas contribuições para a relação educativa no atual contexto. Nessa linha, o estudo se propõe a apresentar a filosofia do diálogo de Buber e a pedagogia de Freire, reconhecendo entre essas visões e as significativas contribuições delas para a formação humana na contemporaneidade. Dessa forma, o trabalho está estruturado em três partes: A primeira, discute a Filosofia do diálogo de Martin Buber e abarca os caminhos que estruturam essa filosofia educativa, apresentando os principais elementos que compõem seu pensamento. A segunda, discute a concepção de diálogo de Paulo Freire, discorrendo sobre o significado de uma educação libertadora, seus aspectos centrais e refletindo como a filosofia do diálogo encontra-se ligada à educação. A terceira parte discute as contribuições da filosofia dialógica, considerando as visões dos dois pensadores, para refletirmos sobre questões pertinentes ao atual contexto, apontamos como elementos conclusivos que a filosofia do diálogo se apresenta como proposta relevante para a educação, mostrando-se capaz de contribuir significativamente para uma educação da partilha, da solidariedade e do respeito às diferenças.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiálogo - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectBuber, Martin, 1878-1965pt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleA relação educativa na perspectiva dialógica de Martin Buber e Paulo Freire.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3155115130944398pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxLa relación educativa implica la formación de un vínculo significativo entre los involucrados, asume una perspectiva dialogante que puede permitir la apertura a lo nuevo y el trato con la diferencia. Considerando la complejidad de esta experiencia, especialmente en el contexto actual, preguntamos: ¿Cómo puede el diálogo en la relación educativa contribuir a la formación humana? Para responder a esta pregunta, el trabajo pretende comprender el sentido del diálogo en la relación educativa de las visiones de Martín Buber y Paulo Freire. Esta acción tomó algunos de los desarrollos que se establecen en los siguientes objetivos específicos: describir la concepción del diálogo en la filosofía de lo interhumano de Martin Buber y su relación con la visión educativa; Señalar el significado del diálogo en la concepción de la educación liberadora de Paulo Freire; Reflexionar sobre la relación entre estas visiones del ser humano y sus aportes a la relación educativa en el contexto actual. En esta línea, el estudio propone presentar la filosofía del diálogo Buber y la pedagogía de Freire, reconociendo entre estas visiones y las significativas aportaciones de los mismos a la formación humana en lo contemporáneo. De este modo, el trabajo se estructura en tres partes. La primera, discute la filosofía del diálogo de Martin Buber y abraza los caminos que estructuran esta filosofía educativa, presentando los principales elementos que componen su pensamiento. El segundo, discute la concepción del diálogo de Paulo Freire, hablando sobre el significado de una educación liberadora, sus aspectos centrales y reflejando cómo la filosofía del diálogo está vinculada a la educación. La tercera parte discute las aportaciones de la filosofía dialogante, considerando las visiones de los dos pensadores, para reflexionar sobre temas pertinentes al contexto actual, señalamos como elementos concluyentes que la filosofía del diálogo se presenta como La propuesta pertinente para la educación, mostrándose capaz de contribuir significativamente a una educación de compartir la solidaridad y el respeto a las diferencias.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Janaina Mendes da.pdf345,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons