Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44585

Compartilhe esta página

Título: Relações étnico-raciais na educação: contribuições das pesquisas desenvolvidas pela Fundaj nos últimos 12 anos para a educação.
Autor(es): SILVA, Manuela D'arc da
Palavras-chave: Relações étnicas; Pesquisa educacional; Fundação Joaquim Nabuco
Data do documento: 17-Dez-2018
Citação: SILVA, Manuela D'arc da. Relações étnico-raciais na educação: contribuições das pesquisas desenvolvidas pela Fundaj nos últimos 12 anos para a educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho versa sobre as relações Étnico-Raciais na Educação: Relações Raciais na Educação: Contribuições das Pesquisas Desenvolvidas Pela Fundaj nos Últimos 12 Anos para a Educação. Temos como objetivo geral: Compreender as contribuições pedagógicas das pesquisas da Fundaj sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. Como objetivos específicos: a) identificar e caracterizar os problemas, os objetos, os sujeitos e campos empíricos das pesquisas; b) identificar as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas; c) identificar as concepções de Educação das Relações Étnico-Raciais presentes nas pesquisas; d) analisar as principais contribuições das investigações em questão para a Educação. A Abordagem Teórico-Metodológica são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2007). Estes estudos colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Relação Étnico-Racial. Na abordagem adotada frisamos o debate sobre Racionalização e Racialização, Colonialidade e Decolonialidade do Poder, do Saber e do Ser, Interculturalidade, Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial (WASLH, 2007; CANDAU, 2010) e suas relações com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Metodologicamente esse trabalho se estrutura em uma Pesquisa Documental (OLIVEIRA, 2007). Como fonte de pesquisa utilizamos as pesquisas realizadas na Fundaj nos últimos 10 anos. Para tratar os dados utilizamos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977, VALA, 1999) que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. A primeira se realiza na retomada dos objetivos da pesquisa e pela seleção do material de investigação, ou seja, as pesquisas realizadas pela Fundaj. A segunda fase corresponde à exploração dessas pesquisas. A terceira fase do procedimento é o tratamento dos resultados e inferência. Essa fase trata da construção de uma rede de sentidos/significados em torno da temática em questão. A partir das análises concluímos que as pesquisas em questão trazem elementos dos povos negros que se aproximam da Decolonialidade e da Diferença Colonial, ou seja, mesmo com a tentativa da Colonialidade de reafirmar a não validade das identidades de povos negros e indígenas que não se enquadram com o padrão eurocêntrico, branco, masculino e cristão, evidenciamos nas pesquisas que há um reconhecimento desses sujeitos, que são expostos como sujeitos de direitos, que buscam igualdade, e se organizam parase libertar das marcas deixadas pelo Colonialismo. No que se refere as contribuições pedagógicas as pesquisas evidenciam um debate sobre a educação cultural quando mostram os elementos culturais dos povos negros a respeito dos grupos de maracatus-nação da cidade de Recife, e uma abordagem sobre uma Educação ambiental ao discutirem as religiões afro-brasileiras e sua ligação com a natureza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44585
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Manuela D`arc da.pdf584,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons