Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44238

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araújo-
dc.contributor.authorLIMA JÚNIOR, Israel José de-
dc.date.accessioned2022-04-28T17:51:20Z-
dc.date.available2022-04-28T17:51:20Z-
dc.date.issued2021-10-05-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Israel José de. Ensino de gramática em perspectiva dialógica: trabalhando com o Gênero Discursivo Charge. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44238-
dc.description.abstractEste trabalho delimitou como objetivo analisar o ensino de gramática em perspectiva dialógica a partir da especificidade do gênero discursivo charge. Nesse sentido, a partir do referencial teórico de autores que compõem o círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2006 [1979]); MEDVIÉDEV, 2016 [1928]) e VOLÓCHINOV, 2017 [1929]), nossa pretensão foi realizar um estudo descritivo analítico que revisitasse o ensino de gramática tradicional que é evidenciado a partir do gênero charge em Livros Didáticos e, a partir dessa investigação, realizar uma intervenção propositiva, ou seja, propor novas metodologias para o ensino de gramática em sala de aula, por meio do gênero discursivo Charge. Desse modo, procederemos, ao trabalhar com as charges em uma turma do 9o ano, pela instituição de uma sequência didática com a proposta de auxiliar os discentes a dominar o gênero escolhido cuja escrita ou fala se dá de maneira mais adequada numa dada situação de comunicação (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Quanto ao problema de pesquisa, parte da vivência do autor enquanto professor nos anos finais do Ensino Fundamental, ao se deparar com estudantes que apresentam muitas dificuldades de interpretação de textos, estando, estes, presos a construções puramente gramaticais da língua. Nossa hipótese é a de que o estudo dos gêneros discursivos permite que os alunos não apenas se prendam à estrutura do enunciado, mas também a três dimensões em conjunto: conteúdo temático, estilo e forma composicional (BAKHTIN, 2006). Como objetivos específicos, temos: a) averiguar a importância da linguagem em perspectiva dialógica para potencializar o ensino de gramática; b) verificar, por meio do gênero do discurso charge, como se podem trabalhar situações reais de uso da língua; c) propor um estudo centrado não apenas na estrutura das palavras e frases, mas articulando com a interação, por meio das contribuições da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006); d) oportunizar aos estudantes o contato com materiais que propiciem reflexões sobre o uso da gramática em materialidades textuais; e) contribuir, por meio deste estudo, para estimular um trabalho escolar com a gramática via interação discursiva. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo-interpretativo, desenvolvida a partir da averiguação das análises das charges feitas pelos estudantes do 9 o ano de uma escola pública do espaço campesino - a Escola Municipal Intermediária Rufina Borba – na cidade de Bezerros, interior do Estado de Pernambuco. Como resultados e conclusões, ao longo do trabalho, foi possível verificar que o ensino da gramática não deve ser perpassado aos alunos apenas enquanto estrutura na educação básica brasileira, mas devem ser levantadas questões de ordem linguístico-discursiva, e trouxemos o âmbito dialógico da linguagem, com base em Bakhtin e o Círculo. Compreendemos que após a proposição de aplicação da sequência didática e coleta dos dados com os alunos do 9o ano, percebe-se o quanto haveria de enriquecimento de suas interpretações sobre a gramática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectPerspectiva dialógicapt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.titleEnsino de gramática em perspectiva dialógica : trabalhando com o Gênero Discursivo Chargept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1972925997857138pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis paper delimited as objective to analyze the teaching of grammar in a dialogic perspective from the specificity of the discursive genre charge. In this sense, from the theoretical framework of authors who make up the Bakhtin circle (BAKHTIN, 2006 [1979]); MEDVIÉDEV, 2016 [1928]) and VOLÓCHINOV, 2017 [1929]), our intention was to carry out an analytical descriptive study that would revisit the teaching of traditional grammar that is evidenced from the cartoon genre in Textbooks and, from this investigation, carry out a propositional intervention, that is, to propose new methodologies for teaching grammar in the classroom, through the discursive genre Charge. Thus, we will proceed, when working with the cartoons in a 9th grade class, by instituting a didactic sequence with the purpose of helping students to master the chosen genre whose writing or speech is more appropriate in a given communication situation ( DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). As for the research problem, part of the author's experience as a teacher in the final years of elementary school, when faced with students who have many difficulties in interpreting texts, they, these, stuck to purely grammatical constructions of the language. Our hypothesis is that the study of discursive genres allows students not only to be attached to the structure of the utterance, but also to three dimensions together: thematic content, style and compositional form (BAKHTIN, 2006). As specific objectives, we have: a) investigate the importance of dialogic language to enhance the teaching of grammar; b) verify, through speech genres, real hypotheses of language use, and c) propose a study centered not only on the structure of words, but articulating with an interaction, through the contributions of Dialogic Discourse Analysis (BRAIT, 2006 ); d) Awaken students to reflections on the use of grammar on textual materialities e) outline a study that contributes to stimulating the study of grammar via discursive interaction. As for the methodological aspects, it is a bibliographical and documentary research, of a qualitative-interpretive nature, developed from the investigation of the analyzes of the loads made by the 9th grade students of a public school in the countryside - the Rufina Borba Municipal Intermediate School - in the city of Bezerros, in the interior of the State of Pernambuco. As results and results, throughout the paper, it was possible to verify that the teaching of grammar should not be passed on to students only as a structure in Brazilian basic education, but linguistic-discursive issues and problems in the dialogic scope of language should be raised, based on Bakhtin and the Circle. We understand that after proposing the application of the didactic sequence and collecting data with 9th grade students, it is clear how much there would be enrichment of their interpretations of grammar.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Israel José de Lima Júnior.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons