Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44196

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.authorSANTOS, Emerson Vinícius Pereira dos-
dc.date.accessioned2022-04-27T13:29:15Z-
dc.date.available2022-04-27T13:29:15Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2022-04-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Emerson Vinícius Pereira dos. Bregafunk, história e desdobramentos do estilo que nasceu em Pernambuco: elaboração de cartazes para divulgação do estilo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44196-
dc.description.abstractA cultura pernambucana é vasta e plural. Podemos nomear um dos muitos elementos culturais pernambucanos? Que tal o bregafunk? Este estilo, que nasceu na primeira década dos anos 2000, vem crescendo em popularidade não somente no estado, mas no país inteiro; apesar da sua popularidade, muitos estigmas ainda estão atrelados a ele, devido as suas origens em outros estilos (brega e funk). Do “cafona” a associações à criminalidade, são muitos os estereótipos ligados ao estilo, o que faz com que muitas pessoas negligenciem o bregafunk pelas suas origens. O universo do bregafunk é representante de uma cultura local, e agora também faz parte da cultura de massa, apesar de todas as adversidades e a relutância de algumas camadas sociais ou mesmo de grupos culturais hegemônicos em aceitar o estilo como cultura. Apesar da liberdade e da autonomia em produzir seu conteúdo e consumi-lo sem se importar com o discurso hegemônico, praticada pelas periferias onde o estilo nasceu, ainda há um desejo de que o bregafunk seja aceito por esses grupos culturais hegemônicos. Esta pesquisa teve como finalidade desenvolver uma alternativa de consumo do estilo bregafunk por meio da ajuda do design e da cultura da convergência, criando peças gráficas no formato de cartazes como forma de representar o estilo e assim, aumentar seu alcance e tentar inseri-lo em camadas mais relutantes da sociedade.pt_BR
dc.format.extent111p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectBrega (Música)pt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectCartazespt_BR
dc.titleBregafunk, história e desdobramentos do estilo que nasceu em Pernambuco: elaboração de cartazes para divulgação do estilo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5500312445608704pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9084914012461108pt_BR
dc.description.abstractxThe pernanbucan culture is vast and plural. Can we name one of the many pernambucan cultural elements? What about bregafunk? This style, which was born on the first decade of the 2000’s, It is growing in popularity not only on its state, but all around the country. Even though its popularity, yet, many stigmas are attached to it, due to its origins in others styles (brega and funk). From “kitsch” to associations with criminality, there are many stereotypes linked to the style, which makes that many people neglect bregafunk for its origins. The bregafunk universe represents a local culture, and now it is also part of the mass culture, although many adversities and some social layers or even some hegemonic cultural groups reluctance in accepting the style as culture. Although the autonomy and liberty on producing its content and consuming it without caring about the hegemonic culture, practiced by the outskirts where the style was born, still there is a wish that the bregafunk be accepted by these hegemonic cultural groups. This research has the purpose to develop an alternative for the consuming of bregafunk with the help of design and convergence culture, creating graphic pieces on the shape of posters as a way to represent the style and so, increase its reach and try to insert it on some of the reluctant social layers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Emerson Vinícius Pereira dos.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons