Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44156

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorMOURA, Talita Helena Monteiro de-
dc.date.accessioned2022-04-25T18:43:01Z-
dc.date.available2022-04-25T18:43:01Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationMOURA, Talita Helena Monteiro de. Análise dos Massive Online Open Courses do programa de educação permanente em saúde da família do ambiente virtual de aprendizagem do SUS. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44156-
dc.description.abstractOs Massive Open Online Courses (MOOCs) constituem estratégia para possibilitar o acesso à informação e compartilhamento de conhecimentos, neste caso, nas ações de educação permanente em saúde. Os programas e políticas que estimulam a qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) fomentam a realização de cursos de extensão, aperfeiçoamento, especialização e outras modalidades. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os impactos dos MOOCs do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) no contexto de trabalho na Atenção Primária a Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo foi desenvolvido em três etapas: 1. mapeamento da estrutura dos MOOCs do PEPSUS; 2. mapeamento das opiniões dos profissionais/estudantes que concluíram no mínimo um destes cursos; e 3. análise das opiniões dos profissionais e relação com a estrutura dos cursos. O mapeamento da estrutura dos cursos foi realizado no software ATLAS Ti seguindo a Codificação por Ciclos proposta por Saldaña (2013). Os documentos normativos do PEPSUS e as imagens representativas do ambiente virtual de aprendizagem foram analisados, buscando identificar o atendimento às demandas de educação permanente no SUS e aplicabilidade na APS. No primeiro ciclo aplicou-se a codificação provisória com base nas referências bibliográficas sobre estrutura de MOOCs, de modo que foram sistematizadas em três áreas: currículo e espaços virtuais, objetos de aprendizagem, suporte e comunicação. O mapeamento das opiniões dos profissionais foi realizado através de um questionário online, totalizando-se 584 respondentes. Os dados quantitativos foram analisados no software SPSS, versão 18. Para caracterizar o perfil sociodemográfico e de ocupação foram calculadas as frequências percentuais. Os principais motivos para se inscrevem nos cursos foram: necessidade de aprimorar a prática profissional (52,1%), necessidade de conhecer os conteúdos (19,2%) e melhorar o processo de trabalho da equipe (8%). Do total de 19 MOOCs analisados, os que apresentaram maior proporção de inscritos foram: 1. Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Territorialização (9,1%), 2. Atenção à saúde do idoso na APS (8,0%), 3. Feridas e curativos na APS (7,6%). Foi aplicado o teste Qui-quadrado para independência, na análise da influência da escolaridade dos participantes em relação a qualidade dos recursos para aprendizagem; atividades avaliativas; navegação no AVASUS; suporte; certificações; correspondência dos conteúdos às necessidades de aprendizagem; coerência dos conteúdos com a prática profissional; aplicabilidade dos conteúdos na prática profissional; e aplicabilidade do conhecimento na prática profissional. Os resultados apresentaram prevalência acima de 95%, sendo evidente a relevância estatística da satisfação (p-valor < 0,001). As dificuldades comuns a todas as categorias de escolaridade avaliadas foram: conciliar carga horária de trabalho com o curso e envolver a equipe. Ao final da pesquisa, foi sugerido um conjunto de princípios para subsidiar a construção de MOOCs com temáticas da APS: 1) Humanos; 2) Pedagógicos; 3) Estruturais e tecnológicos; 4) Regulatórios e avaliativos; 5) Rede de Atenção à Saúde e 6) Gestão em Saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenção Primária a Saúdept_BR
dc.subjectEducação Onlinept_BR
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectMassive Online Open Coursespt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAnálise dos Massive Online Open Courses do programa de educação permanente em saúde da família do ambiente virtual de aprendizagem do SUSpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, José Adailton da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2896565079048696pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe Massive Open Online Courses (MOOCs) constitute a strategy to enable access to information and knowledge sharing, in this case, health in continuing education actions. The programs and policies that encourage the qualification of human resources for the Health Unified System (SUS) encourage the holding of extension, improvement, specialization courses and other modalities. The general objective of this research was to analyze the impacts of the MOOCs of the Permanent Education Program in Family Health (PEPSUS) in context of work in Primary Health Care (PHC). This is an exploratory, descriptive and analytical research, with a quantitative and qualitative approach. The study was developed in three stages: 1. mapping the structure of PEPSUS MOOCs; 2. mapping the opinions of professionals/students who completed at least one of these courses; and 3. analysis of the opinions of professionals and their relationship with the structure of the courses. The mapping of the structure of the courses was carried out in the ATLAS Ti software following the Codification by Cycles proposed by Saldaña (2013). The PEPSUS normative documents and the representative images of the virtual learning environment were analyzed, looking for the identification of the demands of continuing education in SUS and the applicability in PHA. In the first cycle it was applied a provisory codification based on the bibliographic references about the structure of the MOOCs, so that they were systematized in three areas: curriculum and virtual spaces, objects of learning, support and communication. The mapping of the opinions of professionals was carried out through an online, totaling up to 584 respondents. Quantitative data were analyzed using the SPSS software, version 18. To characterize the sociodemographic and occupation profile, the percentage frequencies were calculated. The main reasons for enrolling in the courses were: the need to improve professional practice (52.1%), the need to know the contents (19.2%) and the improvement of the process of the teamwork. (8%). From the total of the 19 analyzed MOOCs, those with the highest proportion of enrollments were: 1. Primary Health Care, Family Health Strategy and Territorialization (9.1%), 2. Elderly health care in PHC (8.0 %), 3. Wounds and dressings in PHC (7.6%).The chi-square test for independence was applied to analyze the influence of the participants' education in relation to the quality of learning resources; evaluative activities; navigation in AVASUS; support; certifications; correspondence of contents to learning needs; consistency of contents with professional practice; applicability of contents in professional practice; and applicability of knowledge in professional practice. The results showed a prevalence above 95%, with the statistical relevance of satisfaction being evident (p-value < 0.001). The common difficulties to all the education categories evaluated were: arrange the workload with the course and involve the team. In the end of the research, a set of principles was suggested to support the construction of MOOCs with PHA themes: 1) Human; 2) Pedagogical; 3) Structural and technological; 4) Regulatory and evaluative; 5) Health Care Network and 6) Health Management.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0353536075419724pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Talita Helena Monteiro de Moura.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons