Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44040

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Sérgio de Lemos-
dc.contributor.authorMÉLO FILHO, Josemar Beserra de-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:40:07Z-
dc.date.available2022-04-19T11:40:07Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationMÉLO FILHO, Josemar Beserra de. O problema de uma esfera de isopor sobre o plano inclinado: análise de livros didáticos do ensino médio e desenvolvimento de modelagens matemáticas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44040-
dc.description.abstractAdotando a premissa de que o problema da determinação da velocidade final de corpos redondos sobre o plano inclinado, é estudado através de simplificações excessivas nos livros didáticos do ensino médio, pretende-se investigar: “Até que ponto é possível aprimorar a modelagem matemática do problema do plano inclinado no ensino médio?”. Sendo assim, para validar a premissa e responder à pergunta proposta neste trabalho, foram investigados livros didáticos do ensino médio, além disso, foi construído um aparato experimental para execução de dois experimentos, e através dos experimentos, foram desenvolvidos modelos matemáticos. Para definir os melhores modelos matemáticos para os experimentos, utilizaremos o recurso do erro relativo percentual, a comparação percentual ocorrerá entre os resultados dos modelos matemáticos e os resultados obtidos através da gravação experimental e aplicação no software Tracker. Serão desenvolvidos modelos simplificados e de acordo com as possibilidades do ensino médio os modelos serão refinados, incluindo uma maior quantidade de parâmetros físicos. Para os livros didáticos do ensino médio, investigaremos 130 questões, em quatro livros e serão analisadas quais grandezas costumam ser consideradas ou desprezadas para resoluções de exercícios. Desse modo, de acordo com os modelos matemáticos que foram desenvolvidos, é percebido que os melhores modelos são os que consideram o rolamento e a resistência do ar, e de acordo com as questões investigas nos livros didáticos do ensino médio, nenhuma destas consideram o rolamento como recurso necessário para resolução e 125 questões não consideram a resistência do ar. Com esses resultados, é possível concluir, que os professores devem chamar a atenção dos alunos para as limitações teóricas das questões, para não comprometer a visão de o que é ciências.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectFísica – Experiênciaspt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.titleO problema de uma esfera de isopor sobre o plano inclinado: análise de livros didáticos do ensino médio e desenvolvimento de modelagens matemáticas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1429410916963777pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1232044201237012pt_BR
dc.description.abstractxAdopting the premise that the problem of determining the final velocity of round bodies on the inclined plane is studied through excessive simplification in high school textbooks, it is intended to investigate: “To what extent can mathematical modeling of the inclined plane problem in high school be improved?". Thus, in order to validate the premise and answer the question proposed in this paper, high school textbooks were investigated, in addition, an experimental apparatus was built to perform two experiments, and through the experiments, mathematical models were developed. To define the best mathematical models for the experiments we will use the relative percentage error feature, the percentage comparison will occur between the results of the mathematical models and the results obtained through the experimental recording and application in the Tracker software. Simplified models will be developed and according to high school possibilities the models will be refined, including a greater number of physical parameters. For high school textbooks, we will investigate 130 questions in four books and analyze which magnitudes are often considered or disregarded for exercise resolutions. Therefore, according to the mathematical models that were developed, it is perceived that the best models are those that consider rolling and air resistance, and according to the questions investigated in high school textbooks, none of these consider rolling as a necessary resource for resolution, also 125 questions do not consider air resistance. With the obtained results, it is possible to conclude that teachers should draw students' attention to the theoretical limitations of the questions, to not compromise the view of what is science.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MÉLO FILHO, Josemar Beserra de .pdf631,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons