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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43873

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Givanildo Ivanildo da-
dc.date.accessioned2022-04-12T19:48:50Z-
dc.date.available2022-04-12T19:48:50Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Givanildo Ivanildo da. Educação da consciência e formação ética: um estudo sobre a proposta de educação integral das escolas de referência no agreste pernambucano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43873-
dc.description.abstractO estudo referido discute a problemática da formação humana no contexto da proposta educativa do Programa Educação Integral de Pernambuco. Objetiva compreender como a proposta de Educação Integral contribui para a educação da consciência, a partir do olhar da Teoria Crítica de Adorno, contribuindo assim para a emancipação do pensar. Para tanto, caracterizamos os caminhos formativos assumidos pelas escolas, analisando os documentos orientadores dessa proposta a partir da visão da Teoria Crítica de Theodor W. Adorno. A pesquisa se ancora na abordagem hermenêutica, assumindo a partir dela um exercício de compreensão e crítica que nos permitiram demarcar o significado das proposições encontradas nos documentos, e analisá-las a partir do referencial teórico anunciado. O estudo encontra-se estruturado em três partes: a primeira caracteriza a problemática da Educação Integral no Brasil, traçando seu percurso histórico e primeiras concepções (DELORS, 1998; GIOLO, 2012; FREIRE, 1985); a segunda apresenta a contribuição da Teoria Crítica e sua relação com a problemática formativa, demarcando o significado da educação nos escritos de Adorno (1985; 1993; 1995), considerando a contribuição de alguns comentadores (OLIVEIRA, 2005; PUCCI, 2000; TIBURI, 2001); por último, são descritos e analisados os caminhos formativos anunciados na proposta, considerando as contribuições da teoria crítica. Os resultados assinalam os elementos da proposta formativa do Programa de Educação Integral, os quais revelam uma compreensão restrita da concepção de formação do programa.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.titleEducação da consciência e formação ética: um estudo sobre a proposta de educação integral das escolas de referência no agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0304677936462375pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxThis study discusses the problem of human formation in the context of the educational proposal of the Integral Education Program of Pernambuco. It tries to understand how the proposal of Integral Education contributes to the education of the conscience, from the perspective of the Critical Theory of Adorno, thus contributing to the emancipation of the thinking. For that, we characterize the formative paths taken by the schools, analyzing the guiding documents of this proposal from the view of Theodor W. Adorno's Critical Theory. The research is anchored in the hermeneutic approach, assuming from it an exercise of understanding and criticism that allowed us to demarcate the meaning of the propositions found in the documents, and to analyze them from the theoretical referential announced. The study is structured in three parts: the first characterizes the problem of Integral Education in Brazil, tracing its historical course and first conceptions (Delores, 1998; GIOLO, Freire, 1985); the second presents the contribution of Critical Theory and its relation with the formative problematic, demarcating the meaning of education in the writings of Adorno (1985, 1993, 1995), considering the contribution of some commentators (OLIVEIRA, 2005; PUCCI, 2000; TIBURI, 2001); Finally, the formative paths announced in the proposal, considering the contributions of critical theory, are described and analyzed. The results indicate the elements of the formative proposal of the Integral Education Program, which reveal a restricted understanding of the program formation conception.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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