Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43870

Compartilhe esta página

Título: A contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Autor(es): MACÊDO, Graziella Mércury de
Palavras-chave: Psicologia educacional; Psicologia da aprendizagem; Educação infantil
Data do documento: 4-Dez-2017
Citação: MACÊDO, Graziella Mércury de. A contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Este trabalho de monografia constitui-se enquanto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC como parte dos requisitos para a obtenção de título. Este trabalho visa pesquisar a contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil, tendo como objetivos a ser alcançado, caracterizar o que é afetividade e sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem, analisar como a afetividade pode influenciar na relação professor (a) e aluno (a), identificar a concepção da afetividade na narrativa das docentes na educação infantil, pautando-se nos estudos da teoria da psicogênese de Henri Wallon e a teoria sócio construtivista de Lev Vygotsky e Jean Piaget, no primeiro capítulo traçaremos as discussões sobre ambos os autores, apresentando proximidade e distanciamento das concepções apresentadas pelos autores. Enquanto que o segundo capítulo volta-se para a discussão das inteligências múltiplas trabalhados por Smole (1999) tendo como criador da teoria Haward Gardner, e a teoria da inteligência emocional por Daniel Goleman, nas quais traçaremos as bases teóricas estudadas por ambas. A metodologia pauta-se em uma pesquisa de tipo qualitativa, que a partir desta abordagem foi realizado um estudo de caso, utilizando como instrumentos de registros caderno de campo, entrevista semi-estruturada observação e análise de conteúdo dos dados obtidos. A pesquisa foi realizada em uma escola de rede pública no município de Camocim de São Félix – PE, com a participação de 2 professoras. Concluímos em linhas gerais que as participantes possuem domínio sobre a temática da afetividade bem como constroem relação significativa entre esta e os processos de ensino e aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43870
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACÊDO, Graziella Mércury de.pdf799,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons