Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43855
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ORANGE, Luciana Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | DAMASCENO, Maria Carla Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T19:09:00Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T19:09:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43855 | - |
dc.description.abstract | Desde o surgimento da rede, os modos como as pessoas se comunicam e consomem informações vem passando por significativas mudanças, como exemplo o uso das ferramentas da web nas atividades pedagógicas. Um exemplo dessas ferramentas é o podcast, já que ele pode ser usado para a promoção da informação, inclusive na área de saúde e nutrição. O podcast é um meio prático de consumo de conteúdo, pois permite a busca, a escuta e o download assíncrono através da web por meio de dispositivos móveis e em qualquer lugar. Diante disso, o Podcast pode ser uma alternativa para a disseminação do saber de forma prática acessível. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a utilização de um podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem em uma Universidade Pública para alunos do Curso de Nutrição. Trata-se de um estudo do tipo transversal, com foco na avaliação da aplicação de um tipo de recurso tecnológico, o podcast intitulado de “Alimentacast”, como objeto educacional direcionado à comunidade acadêmica. Para essa pesquisa foram avaliados discentes e docentes do curso de nutrição do Centro Acadêmico da Vitória, sendo questionado os seguintes aspectos sociodemográficos: raça, renda familiar, escolaridade, além disso também foi aplicado um questionário online para avaliar os temas discutidos na plataforma do Alimentacast como ferramenta de ensino aprendizagem tanto para alunos como professores. Também participou da análise de dados, variáveis relacionadas ao acesso e escuta. Os resultados do presente estudo apresentam-se por meio de médias e desvios-padrão dos valores obtidos. O estudo foi composto por 69 discentes e 20 docentes, cerca de 88% dos alunos entrevistados já tinham escutado pelo menos uma vez algum episódio do programa, desses, 80,9% afirmaram que o conteúdo reproduzido era muito bom. Quanto aos docentes do Curso de Nutrição, 75% afirmaram ter o hábito de escutar podcasts. Dentre esses entrevistados, 90% já escutaram o programa do “Alimentacast” pelo menos uma vez, e ao indagar sobre o uso dessa ferramenta para abordar conteúdos teóricos em comparação com os métodos tradicionais de expor, 80% consideram o uso da ferramenta interessante como material didático. Diante desse quadro, o podcast intitulado como “Alimentacast” se mostra como uma ferramenta poderosa de produção e disseminação da informação, além de possuir um potencial de desenvolvimento elevado ligado à possibilidade do uso de uma rede mais ampla, em que se torna possível trabalhar em conjunto com as mais diversas áreas de conhecimento e ideias inovadoras para gerar outras formas de compartilhar a informação, além de promover a literacia informacional dos indivíduos. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Nutrição | pt_BR |
dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
dc.subject | Webcast | pt_BR |
dc.title | Avaliação da utilização de um podcast sobre saúde e nutrição como recurso de ensino-aprendizagem em uma universidade pública | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANCHES, Luiz Miguel Picelli | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8290949062948851 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0614700156868857 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since the emergence of the network, the ways in which people communicate and consume information have undergone significant changes, such as the use of web tools in educational activities. An example of these tools is the podcast, as it can be used to promote information, including in the area of health and nutrition. Podcast is a practical means of consuming content, as it allows asynchronous search, listening and downloading via the web via mobile devices and anywhere. Therefore, the Podcast can be an alternative for the dissemination of knowledge in a practical and accessible way. This study aimed to evaluate the use of a podcast as a teaching-learning tool in a Public University for students of the Nutrition Course. This is a cross-sectional study, focusing on evaluating the application of a type of technological resource, the podcast entitled “Alimentacast”, as an educational object directed at the academic community. For this research, students and professors of the nutrition course at the Centro Acadêmico da Vitória were evaluated, and the following sociodemographic aspects were questioned: race, family income, education. teaching learning tool for both students and teachers. Also participated in data analysis, variables related to access and listening. The results of the present study are presented through means and standard deviations of the values obtained. The study was composed of 69 students and 20 professors, about 88% of the students interviewed had already listened to an episode of the program at least once, of which 80.9% said that the content reproduced was very good. As for the professors of the Nutrition Course, 75% said they had the habit of listening to podcasts. Among these respondents, 90% have already listened to the "Alimentacast" program at least once, and when asking about the use of this tool to address theoretical content compared to traditional methods of exposure, 80% consider the use of the tool interesting as material didactic. Given this situation, the podcast entitled "Alimentacast" is a powerful tool for the production and dissemination of information, in addition to having a high development potential linked to the possibility of using a broader network, in which it becomes possible work together with the most diverse areas of knowledge and innovative ideas to generate other ways of sharing information, in addition to promoting the information literacy of individuals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Nutrição | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5335858117403492 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Damasceno, Maria Carla Melo.pdf | 862,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons