Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43846
Comparte esta pagina
Título : | As contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra enquanto proposta formativa em escolas de assentamento e acampamentos no município de Escada – Pernambuco. |
Autor : | FREITAS, Cyntia de Oliveira |
Palabras clave : | Educação e Estado; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil); Professores - Formação |
Fecha de publicación : | 18-feb-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FREITAS, Cyntia de Oliveira. As contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra enquanto proposta formativa em escolas de assentamento e acampamentos no município de Escada – Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Este trabalho constitui-se de um exercício de pesquisa desenvolvida no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Centro Acadêmico do Agreste, que se centra no bojo das reflexões sobre políticas educacionais e formação continuada de professores em escolas de assentamento e acampamento. Desse modo, partimos do seguinte questionamento: De que forma a Pedagogia do MST contribui para a formação continuada dos/as professores/as em turmas multisseriadas da educação básica em escolas de assentamentos e acampamentos? Buscando problematizar e questionar os fundamentos e os sentidos da pedagogia do Movimento enquanto política curricular. Metodologicamente, este estudo é fruto de uma pesquisa documental (ANDRÉ, et al., 2015), tomando como fonte de análise os documentos normativos que versam sobre formação continuada desenvolvidos no município de Escada, em Pernambuco, bem como documentos que trazem a formação inicial e continudada, produzidos pelo coletivo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Faremos uso da abordagem do ciclo de política de Ball e Mainardes (2011) e da Teoria política do discurso, ancorada em Laclau, Lopes e Oliveira. Assim, objetivamos compreender de que forma a pedagogia do MST contribui para a formação inicial e/ou continuada dos/as professores/as em turmas multisseriadas da educação básica em escolas de assentamentos e acampamentos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43846 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cyntia de Oliveira Freitas.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons