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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43731

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dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Cristiano Alexandre Virgínio-
dc.contributor.authorGONZÁLEZ, Hanser Steven Jiménez-
dc.date.accessioned2022-04-07T17:57:37Z-
dc.date.available2022-04-07T17:57:37Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationJIMÉNEZ GONZÁLEZ, Hanser Steven. A contribution to machine learning applications in logistics and maintenance problems. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43731-
dc.description.abstractAs the time goes by, organizations acknowledge more and more the role of business support functions for the achievement of competitiveness and a sustainable performance. Considering that, it is important to propose novel mathematical models that enable the improvement of these functions. In the recent years, ML-based models have gained popularity in areas such as robotics, natural language processing, manufacturing, logistic and maintenance management. They have proven to be efficient in these complex domains in which the relation between some variables is sometimes unknown or in which the problem dimensionality and the solution space are high. Accordingly, in this thesis, we propose a maintenance and a logistic model based upon Machine Learning technics (ML) that have the capacity of dealing with the complexity of the problems approached when some real-life characteristics are taken into account. The first proposed model is based upon Deep Learning and aims to classify e- commerce orders in dropshipping systems as soon as they are placed on the internet. The model fulfils the gap in the literature in which models force e-taler to cumulate batches of orders before engaging in any order classification and inventory rationing. The second model is a Condition-based maintenance policy for multi-component systems based upon Deep Reinforcement Learning and Goal Programming. The model fulfills a gap in the literature in which real industrial system factors such as multiple degradation states, imperfect maintenance and multiple conflicting criteria are not considered. In order to validate the efficacy of each model, numerical experiments and sensitivity analyses were conducted using simulation. Results showed that the proposed models enable the improvement of key indicator performances such as order fulfilment rate, total e- tailer’s profit, maintenance cost rate and average system’s reliability, in different scenarios.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem profundapt_BR
dc.subjectRacionamento de estoquept_BR
dc.subjectDropshippingpt_BR
dc.subjectAprendizagem profunda por reforçopt_BR
dc.subjectSistemas de múltiplos componentespt_BR
dc.subjectManutenção imperfeitapt_BR
dc.titleA contribution to machine learning applications in logistics and maintenance problemspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDO, Phuc-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7385187158166455pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312739422908628pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxCom o passar do tempo, as organizações reconhecem cada vez mais o papel das funções de suporte no alcance da competitividade e de um desempenho sustentável. Diante disso, é importante propor novos modelos matemáticos que possibilitem o aprimoramento dessas funções. Nos últimos anos, os modelos baseados em aprendizagem de máquina (ML) têm ganhado popularidade em diversas áreas tais como a robótica, o processamento de linguagem natural, a manufatura, a logística e o gerenciamento da manutenção. Esses modelos têm se mostrado eficientes nesses domínios complexos em que a relação entre algumas variáveis é desconhecida ou em que a dimensionalidade do problema e o espaço de soluções são grandes. Nesse sentido, esta tese propõe um modelo de logística e outro de manutenção baseados em aprendizado de máquina. Estes modelos têm a capacidade de lidar com a complexidade dos problemas abordados quando algumas características realistas são consideradas. O primeiro modelo proposto é baseado em aprendizagem profundo e visa classificar os pedidos de e-commerce em sistemas de dropshipping imediatamente após o recebimento no sitio web. Este modelo preenche uma lacuna da literatura em que os modelos forçam os varejistas a acumular lotes de pedidos antes de classificá-los ou de fazer a alocação do estoque. O segundo modelo é uma política de manutenção baseada na condição para sistemas de múltiplos componentes, baseado no aprendizado profundo por reforço e na programação por metas. O modelo preenche uma lacuna na literatura em que alguns fatores de sistemas industriais reais, tais como múltiplos estados de degradação, manutenção imperfeita, e critérios múltiplos e conflitantes, não são considerados. Para validar a eficácia de cada modelo, foram conduzidos experimentos numéricos e analises de sensibilidade usando simulação. Os resultados mostram que os modelos propostos possibilitam a melhoria do desempenho de indicadores-chave, tais como a taxa de atendimento de pedidos, o lucro total, a taxa de custo de manutenção e a confiabilidade média do sistema, em diferentes cenários.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

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