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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSOUZA, Miler Virgulino de-
dc.date.accessioned2022-04-04T17:52:57Z-
dc.date.available2022-04-04T17:52:57Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Miler Virgulino de. Gamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670-
dc.description.abstractJogos possuem a capacidade de cativar e engajar seus usuários na resolução de problemas virtualizados. Visando isso, a gamificação busca utilizar elementos presentes nestes jogos em atividades gerais, afim obter resultados semelhantes. A análise destas características leva este trabalho a propor um sistema baseado na gamificação, utilizando-se do Role-playing game (RPG) como ferramenta engajadora para a aprendizagem dos conceitos da dinâmica e cinemática. Após a elaboração de um sistema de regras de RPG desenvolvido de tal forma a quantificar as habilidades dos personagens em grandezas físicas, este foi aplicado em uma turma de ensino médio envolvendo alunos do segundo e terceiro ano. A partir de observações foi possível analisar a reação da turma com o ambiente gamificado que os conceitos no qual foram trabalhados. Tal aplicação possuiu a finalidade de encontrar possíveis características que possam fazer com que este sistema se torne tão atraente e engajador quantos jogos não-pedagógicos possibilitando uma transposição do tipo de conhecimento gerado em jogos para conhecimentos relacionados à conceitos físicos.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectRPG (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectVideogames na educaçãopt_BR
dc.titleGamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2923892281638135pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxGames have the ability to captivate and engage your users in solving virtualized problems. Aiming at this, gamification seeks to use elements present in these games in general activities, in order to obtain similar results. The analysis of these characteristics leads us to propose a system based on gamification, using Role-playing game (RPG) as an engaging tool to learn the concepts of dynamics and kinematics. After elaborating a system of RPG rules developed in such a way to quantify the abilities of the characters in physical quantities, this was applied in a high school class involving students of the second and third year. From observations it was possible to analyze the reaction of the class with the gamified environment that the concepts in which they were worked. This application has the purpose of finding possible characteristics that can make this system become as attractive and engaging as non pedagogical games, allowing a transposition of the type of knowledge generated in games to knowledge related to physical concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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