Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Miler Virgulino de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T17:52:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T17:52:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Miler Virgulino de. Gamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670 | - |
dc.description.abstract | Jogos possuem a capacidade de cativar e engajar seus usuários na resolução de problemas virtualizados. Visando isso, a gamificação busca utilizar elementos presentes nestes jogos em atividades gerais, afim obter resultados semelhantes. A análise destas características leva este trabalho a propor um sistema baseado na gamificação, utilizando-se do Role-playing game (RPG) como ferramenta engajadora para a aprendizagem dos conceitos da dinâmica e cinemática. Após a elaboração de um sistema de regras de RPG desenvolvido de tal forma a quantificar as habilidades dos personagens em grandezas físicas, este foi aplicado em uma turma de ensino médio envolvendo alunos do segundo e terceiro ano. A partir de observações foi possível analisar a reação da turma com o ambiente gamificado que os conceitos no qual foram trabalhados. Tal aplicação possuiu a finalidade de encontrar possíveis características que possam fazer com que este sistema se torne tão atraente e engajador quantos jogos não-pedagógicos possibilitando uma transposição do tipo de conhecimento gerado em jogos para conhecimentos relacionados à conceitos físicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | RPG (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Videogames na educação | pt_BR |
dc.title | Gamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2923892281638135 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Games have the ability to captivate and engage your users in solving virtualized problems. Aiming at this, gamification seeks to use elements present in these games in general activities, in order to obtain similar results. The analysis of these characteristics leads us to propose a system based on gamification, using Role-playing game (RPG) as an engaging tool to learn the concepts of dynamics and kinematics. After elaborating a system of RPG rules developed in such a way to quantify the abilities of the characters in physical quantities, this was applied in a high school class involving students of the second and third year. From observations it was possible to analyze the reaction of the class with the gamified environment that the concepts in which they were worked. This application has the purpose of finding possible characteristics that can make this system become as attractive and engaging as non pedagogical games, allowing a transposition of the type of knowledge generated in games to knowledge related to physical concepts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Miler Virgulino de.pdf | 882,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons