Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43662

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de-
dc.contributor.authorSANTOS, Dayanna Louise Leandro dos-
dc.date.accessioned2022-04-04T15:02:55Z-
dc.date.available2022-04-04T15:02:55Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayanna Louise Leandro dos. Sobrevivi para contar : experiências escolares transgêneras na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43662-
dc.description.abstractCompreendendo a instituição escolar enquanto espaço composto por sujeitos com múltiplas vivências das sexualidades e diferentes construções acerca das masculinidades e feminilidades, a presente pesquisa versa sobre os sentidos das experiências escolares transgêneras na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede pública de Pernambuco, buscando identificar os dispositivos pedagógicos (de vigilância e/ou controle) que atravessam tais vivências, assim como asformas de agência desenvolvidas por estes sujeitos. O corpus da pesquisa é composto por doze entrevistas narrativas junto a estudantes transgêneros/as da rede pública de Pernambuco regularmente matriculados/as na modalidade EJAI potencializadas através de técnicas projetivas, a exemplo do autorretrato. Considerando o avanço do movimento reativo no cenário político brasileiro e dos incessantes golpes contra a laicidade do Estado, colocar em pauta as narrativas de corpos considerados dissidentes imersos em processo de escolarização é trazer à tona os conflitos em torno das disputas discursivas e das constituições destes sujeitos. Neste esforço teórico e analítico, destacamos a importância dos estudos propostos por Brah (2006), Butler (2000), Koyoma (2003), Preciado (2018), Jesus (2002), Lustosa (2016), Vergueiros (2014) ao questionar a essência dos sujeitos, as concepções de normatividade, o engessamento de experiências identitárias e a possibilidade de visualizar, analisar e contextualizar o campo geral em que estas identidades são construídas. Ao analisarmos as experiências escolares transgêneras, percebemos que as formas de agência apontam para as ambiguidades presentes nas relações sociais, afinal se os rastros homogeneizadores buscavam controlar e apagar determinadas existências também estimulam suas ações, não reduzindo o sujeito a vítima passional neste jogo de poder.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens, Adultos e Idosospt_BR
dc.subjectCorpo - Narrativaspt_BR
dc.subjectTransgeneridadept_BR
dc.subjectEducação - Vivências Escolarespt_BR
dc.subjectUFPEpt_BR
dc.titleSobrevivi para contar : experiências escolares transgêneras na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1103269893970583pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the school institution as a space composed of subjects with multiple experiences of sexuality and different constructions about masculinity and femininity, the present research is about the meanings of transgender school experiences in the Education of Youth, Adults and Seniors (EJAI) of the public school of Pernambuco, seeking to identify the pedagogical devices (surveillance and / or control) that go through such experiences, as well as the forms of agency developed by these subjects. The research corpus is composed of twelve narrative interviews with transgender students from the public schools of Pernambuco regularly enrolled in the EJAI modality enhanced through projective techniques, such as self-portrait. Considering the advance of the reactive movement in the Brazilian political scenario and the incessant blows against thesecularism of the State, putting into focus the narratives of bodies considered dissidents immersedin the schooling process is to bring to light the conflicts surrounding the discursive disputes and the constitutions of these subjects. In this theoretical and analytical effort, we highlight the importance of the studies proposed by Brah (2006), Butler (2000), Koyoma (2003), Preciado (2018), Jesus (2002), Lustosa (2016), Vergueiros (2014) in questioning the essence of the subjects, the conceptions of normativity, the cast of identity experiences and the possibility of visualizing, analyzing and contextualizing the general field in which these identities are constructed. When analyzing the transgender school experiences, we realize that the forms of agency point to the ambiguities present in social relations, after all if the homogenizing tracks sought to control and erase certain existences also stimulate their actions, not reducing the subject to the passionate victimin this power game.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dayanna Louise Leandro dos Santos.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons