Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43660
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Juliana Alves de | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Pedro Botelho | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T13:06:14Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T13:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Pedro Botelho. Professores Youtubers e ensino de História : saberes, práticas e narrativas na cultura digital. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43660 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as diferentes estratégias, métodos e saberes que compõem o trabalho do professor de História através do YouTube, observando como a produção de vídeos e materiais pedagógicos vem ampliando o ensino de Histórias nas redes. Temos como objetivos compreender como a cultura digital tem se integrado a realidade de professores, incorporando elementos da comunicação e publicidade como estratégias de produção e disseminação de seu trabalho pedagógico, consolidando suas narrativas históricas; observar como os vídeos do YouTube podem ser trabalhados no ensino escolar de História; e categorizar saberes docentes (TARDIFF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SHULMAN, 2014; MONTEIRO, 2010) e perfis dos professores que atuam no ensino de História na plataforma do YouTube. Diante do crescimento de produções audiovisuais voltadas para a educação, as chamadas videoaulas (RAMOS NETO; SÁ, 2019), utilizamos o conceito de Professor Youtuber para delimitar o modelo de docente que ensina por esse meio audiovisual digital. A metodologia do trabalho se deu através de revisão bibliográfica sobre cultura digital, educação audiovisual e Ensino de História; coleta e análise de dados referentes a três canais de ensino de História no YouTube e suas produções audiovisuais, e entrevistas com os professores criadores de conteúdo desses respectivos canais. A partir deste trabalho, propusemos como produto pedagógico a criação de um eBook que compartilha estratégias, caminhos e possibilidades para professores que desejam trabalhar com o ensino de História através do YouTube | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores de História | pt_BR |
dc.subject | Youtube | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Professores Youtubers e ensino de História : saberes, práticas e narrativas na cultura digital | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7647191728578682 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9273063697259288 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper analyzes the different strategies, methods, and knowledge that compose the work of history teachers through YouTube, observing how the production of videos and pedagogical materials has been expanding the teaching of history in the networks. Our objectives include understanding how digital culture has been integrated into the reality of teachers, incorporating elements of communication and publicity as strategies for the production and dissemination of their pedagogical work, consolidating their historical narratives; observing how YouTube videos can be used in school history teaching; and classifying teaching knowledge (TARDIFF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SHULMAN, 2014; MONTEIRO, 2010) and profiles of teachers who teach history on the YouTube platform. Considering the increase in audiovisual productions focused on education, the known video classes (RAMOS NETO; SÁ, 2019), we used the concept of the Youtuber Teacher to delimit a model of the teacher who instructs through this digital audiovisual media. The methodology of the work proceeded through a literature review about digital culture, audiovisual education, and History Teaching; data collection and analysis concerning three History teaching channels on YouTube and their audiovisual productions, and interviews with the teachers who are content creators of these respective channels. As a result of this work, we proposed as a pedagogical product the creation of an eBook that shares strategies, paths and possibilities for teachers who wish to work with History teaching through YouTube | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pedro Botelho Rocha.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons