Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43660

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorROCHA, Pedro Botelho-
dc.date.accessioned2022-04-04T13:06:14Z-
dc.date.available2022-04-04T13:06:14Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationROCHA, Pedro Botelho. Professores Youtubers e ensino de História : saberes, práticas e narrativas na cultura digital. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43660-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as diferentes estratégias, métodos e saberes que compõem o trabalho do professor de História através do YouTube, observando como a produção de vídeos e materiais pedagógicos vem ampliando o ensino de Histórias nas redes. Temos como objetivos compreender como a cultura digital tem se integrado a realidade de professores, incorporando elementos da comunicação e publicidade como estratégias de produção e disseminação de seu trabalho pedagógico, consolidando suas narrativas históricas; observar como os vídeos do YouTube podem ser trabalhados no ensino escolar de História; e categorizar saberes docentes (TARDIFF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SHULMAN, 2014; MONTEIRO, 2010) e perfis dos professores que atuam no ensino de História na plataforma do YouTube. Diante do crescimento de produções audiovisuais voltadas para a educação, as chamadas videoaulas (RAMOS NETO; SÁ, 2019), utilizamos o conceito de Professor Youtuber para delimitar o modelo de docente que ensina por esse meio audiovisual digital. A metodologia do trabalho se deu através de revisão bibliográfica sobre cultura digital, educação audiovisual e Ensino de História; coleta e análise de dados referentes a três canais de ensino de História no YouTube e suas produções audiovisuais, e entrevistas com os professores criadores de conteúdo desses respectivos canais. A partir deste trabalho, propusemos como produto pedagógico a criação de um eBook que compartilha estratégias, caminhos e possibilidades para professores que desejam trabalhar com o ensino de História através do YouTubept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de Históriapt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleProfessores Youtubers e ensino de História : saberes, práticas e narrativas na cultura digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7647191728578682pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis paper analyzes the different strategies, methods, and knowledge that compose the work of history teachers through YouTube, observing how the production of videos and pedagogical materials has been expanding the teaching of history in the networks. Our objectives include understanding how digital culture has been integrated into the reality of teachers, incorporating elements of communication and publicity as strategies for the production and dissemination of their pedagogical work, consolidating their historical narratives; observing how YouTube videos can be used in school history teaching; and classifying teaching knowledge (TARDIFF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SHULMAN, 2014; MONTEIRO, 2010) and profiles of teachers who teach history on the YouTube platform. Considering the increase in audiovisual productions focused on education, the known video classes (RAMOS NETO; SÁ, 2019), we used the concept of the Youtuber Teacher to delimit a model of the teacher who instructs through this digital audiovisual media. The methodology of the work proceeded through a literature review about digital culture, audiovisual education, and History Teaching; data collection and analysis concerning three History teaching channels on YouTube and their audiovisual productions, and interviews with the teachers who are content creators of these respective channels. As a result of this work, we proposed as a pedagogical product the creation of an eBook that shares strategies, paths and possibilities for teachers who wish to work with History teaching through YouTubept_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro Botelho Rocha.pdf1,11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons