Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43461
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAYNER, Flávio Henrique Albert | - |
dc.contributor.author | LIMA NETO, José Simão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T19:53:26Z | - |
dc.date.available | 2022-03-21T19:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETO, José Simão de. Habermas e a educação: uma práxis democrática e reconstrutiva do ensino de Filosofia. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43461 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho intenta pensar num elo de ligação entre a racionalidade comunicativa, desenvolvida na Teoria da Ação Comunicativa (TAC), que pode ser considerada uma das grandes produções intelectuais do filósofo alemão, Jürgen Habermas, publicada em 1981 e a valorização do mundo da vida, dentro de contexto educativo, em que se encontram dois atores sociais elementares, professor e aluno. Desse modo, trabalha-se com o ideal de uma educação como interação-comunicativa, partindo da seguinte questão: “Como agir comunicativamente em face à ausência de uma relação filosófico-crítica?”. Tal indagação surge diante da dificuldade de se valorar, no sentido do respeito ao outro, o discurso. Ressaltando a argumentação de Habermas (1981) que o processo de inclusão do outro acontece por meio de uma relação comunicativa, em que a valorização do mundo da vida (Lebenswelt) se torna uma das principais práticas da liberdade, no processo de formação humana, dentro deste aparato teórico, aposta-se na Teoria da Ação comunicativa, que, corroborando com o Ensino de Filosofia, pode cumprir uma das suas maiores funções, incluir o outro. O trabalho está divido em três partes: em um primeiro momento, é realizado um percurso que corresponde a um traçado histórico-conceitual, partindo da criação do Instituto de Pesquisa Social, em Frankfurt, Alemanha, passando por suas diversas articulações conceituais e concepções de sociedade até a guinada linguístico-pragmática, ponto crucial na caminhada filosófica de Habermas, pois significa a superação crítica da filosofia da consciência, e consolidando a ideia de pensamento pós-metafisico. Em um segundo momento, são expostas as diferentes raízes da racionalidade, apresentando o conceito amplo da razão, conceito capaz de dar conta da compreensão das realidades sempre mais complexas das sociedades contemporâneas, em que nos debruçamos sobre a problemática em torno do mundo da vida e do mundo sistêmico, instrumentalizado, dentro de uma perceptiva de “reabilitação” do “lebenswelt” (mundo da vida). Enfim, é apresentado como o agir comunicativo pode colaborar com a sustentação de uma educação centrada na valorização dos diferentes contextos intersubjetivos, fomentado práticas de liberdade dialógica, assim, considerando o contexto educativo como um ambiente de humanização de seus atores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Habermas, Jürgen, 1929- | pt_BR |
dc.title | Habermas e a educação : uma práxis democrática e reconstrutiva do ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6201205514474708 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0395265190671613 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work intends to think of a link between communicative rationality, developed in the Theory of Communicative Action (CAT), which can be considered one of the great intellectual productions of the German philosopher, Jürgen Habermas, published in 1981, and the appreciation of the world of life, within an educational context, in which two elementary social actors meet, teacher and student. Thus, we work with the ideal of an education as communicative-interaction, starting from the following question: “How to act communicatively in the face of the absence of a philosophical-critical relationship?”. This question arises in view of the difficulty of valuing, in the sense of respect for the other, the discourse. Emphasizing the argument of Habermas (1981) that the process of inclusion of the other takes place through a communicative relationship, in which the appreciation of the world of life (Lebenswelt) becomes one of the main practices of freedom, in the process of human formation, within From this theoretical apparatus, we bet on the Theory of Communicative Action, which, corroborating the Teaching of Philosophy, can fulfill one of its greatest functions, including the other. The work is divided into three parts: at first, a path is carried out that corresponds to a historical-conceptual outline, starting from the creation of the Social Research Institute, in Frankfurt, Germany, passing through its various conceptual articulations and conceptions of society even the linguistic-pragmatic turn, a crucial point in Habermas's philosophical journey, as it means the critical overcoming of the philosophy of consciousness, and consolidating the idea of post-metaphysical thought. In a second moment, the different roots of rationality are exposed, presenting the broad concept of reason, a concept capable of understanding the ever more complex realities of contemporary societies, in which we focus on the problems surrounding the world of life and of the systemic, instrumentalized world, within a perception of “rehabilitation” of the “lebenswelt” (world of life). Finally, it is presented how communicative action can collaborate with the support of an education centered on valuing different intersubjective contexts, fostering practices of dialogic freedom, thus considering the educational context as an environment for the humanization of its actors. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Simão de Lima Neto.pdf | 947,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons