Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43447

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorFERREIRA, Jhennyfer Myrelle Alves-
dc.date.accessioned2022-03-21T15:57:19Z-
dc.date.available2022-03-21T15:57:19Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jhennyfer Myrelle Alves. The Americans análise de uma narrativa visual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43447-
dc.description.abstractEssa pesquisa propõe uma análise da narrativa visual do fotolivro The Americans. A publicação de 1959 tem sua importância reconhecida no âmbito da fotografia, mas as estratégias enunciativas que fazem de The Americans um fotolivro tão interessante são escassamente analisadas na literatura da área. Dessa forma, propomos um caminho metodológico em duas etapas. Inicialmente, nos apoiamos em Pietroforte (2016) para compreendermos as imagens em sua articulação significante dos planos da expressão e conteúdo. O contraste expressivo de formas, cores e luminosidade, assim como o arranjo espacial das figuras são identificados como componentes do plano da expressão que materializam os choques semânticos do plano do conteúdo tanto em imagens isoladas quanto naquelas vistas em sequência. Ampliando o nível de análise para sequências imagéticas mais extensas, apoiamo-nos metodologicamente em Badger (2013) e sua tipologia de gêneros narrativos para compreender como The Americans encadeia sentidos metafóricos sobre a cultura americana enquanto conduz o leitor por uma jornada espacial ao longo do território americano. Por fim, apontamos que a junção desses dois gêneros narrativos termina por exaltar a peculiaridade de propor uma narrativa materializada num fotolivro, na qual o formato códice coloca em sequência temporal e espacial imagens capazes de desvelar as contradições de uma sociedade marcada pelo racismo na década de 1950.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotolivrospt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectFrank, Robert – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectInterpretação de imagenspt_BR
dc.titleThe Americans análise de uma narrativa visual.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1726161753732261pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes an analysis of the visual narrative of the photobook The Americans. The 1959 publication has its importance recognized in the field of photography, but the enunciative strategies that make The Americans such an interesting photobook are scarcely analyzed in the literature of the area. Thus, we propose a methodological path in two stages. Initially, we relied on Pietroforte (2016) to understand the images in their significant articulation of expression and content planes. The expressive contrast of shapes, colors and luminosity, as well as the spatial arrangement of the figures are identified as components of the expression plane that materialize the semantic clashes of the content plane both in isolated images and in those seen in sequence. Extending the level of analysis to more extensive imagery sequences, we methodologically rely on Badger (2013) and his typology of narrative genres to understand how The Americans links metaphorical meanings about american culture while taking the reader on a spatial journey across the territory. Finally, we point out that the junction of these two narrative genres ends up exalting the peculiarity of proposing a narrative materialized in a photobook, in which the codex format places in temporal and spatial sequence images capable of unveiling the contradictions of a society marked by racism in the decade of 1950.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, Jhennyfer Myrelle Alves.pdf893,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons