Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43394
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Jehan Fonsêca do | - |
dc.contributor.author | SILVA, Allamys Allan Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T10:58:57Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T10:58:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Allamys Allan Dias da. Modelagem computacional usando método de elementos finitos para aplicação em ensino de eletrostática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43394 | - |
dc.description.abstract | Muito se é discutido sobre novas ferramentas que possam fazer com que os alunos tornem-se agentes ativos no processo de ensino aprendizagem. Sobre algumas dessas ferramentas, em especial a computacional, já há algum consenso da sua utilidade no ensino. No entanto, não pode separar a questão curricular, que indica a utilização da ferramenta no ensino, da questão metodológica, que aborda como usar o recurso. Isso porque a utilização do recurso tem que ser pensada de forma que traga novos benefícios, e não para que seja uma nova roupagem para as velhas práticas pedagógicas. Nesse sentido, este trabalho destaca alguns softwares que têm potencial para serem usados no ensino, tal como a forma como eles podem ser utilizados, de maneira que possibilitem um processo dinâmico e efetivo de ensino aprendizagem. Em específico, neste TCC é tratado um problema de eletrostática usando métodos numéricos, visando uma proposta, de modo geral, de baixo custo e de boa qualidade para aplicação no ensino de física. Por fim, a sistemática da modelagem computacional apresentada neste TCC pode ser incluída na didática de docentes com o objetivo de ensinar outros fenômenos físicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Eletrostática | pt_BR |
dc.title | Modelagem computacional usando método de elementos finitos para aplicação em ensino de eletrostática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9993980299704688 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2113997024256124 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Much is being discussed about new tools that can make students become active agents in the process of teaching and learning. On some of these tools, especially computational, there is already some consensus of its usefulness in teaching. However, it can not separate the curricular question, which indicates the use of the tool in teaching, of the methodological question, which addresses how to use the resource. This is because the use of the resource has to be thought in a way that brings new benefits, not to be a new guise for the old pedagogical practices. In this sense, this work highlights some softwares that have the potential to be used in teaching, well as they can be used, in a way that enables a dynamic and effective teaching-learning process. Specifically, in this CBT an electrostatic problem is addressed using numerical methods, aiming at a generally low cost and good quality proposal for application in physics teaching. Finally, the systematics of computational modeling presented in this CBT can be included in didactics of teachers with the objective of teaching other physical phenomena. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Allamys Allan Dias da.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons