Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43387

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Andrea Flávia Tenório-
dc.contributor.authorANDRADE, Ana Cláudia Bezerra de Albuquerque Borborema de-
dc.date.accessioned2022-03-16T17:04:59Z-
dc.date.available2022-03-16T17:04:59Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationANDRADE, Ana Cláudia Bezerra de Albuquerque Borborema de. Uma abordagem cartográfica do risco de espalhamento da COVID-19 em Recife-PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43387-
dc.description.abstractEntender os relacionamentos existentes entre os serviços disponíveis e acessíveis em uma sociedade sob a ótica da mobilidade e controle urbano, vem por fornecer aos governantes meios para uma adequada gestão da saúde pública. Embora a pandemia da COVID-19 seja global, no nível local, a COVID-19 afetou desproporcionalmente a população recifense. Para compreender o padrão das desigualdades nos efeitos da doença, o presente estudo examina o perigo potencial dos bairros do Recife em função dos fluxos de indivíduos do transporte público coletivo (motivo trabalho), do acumulado de casos no contexto epidemiológico inicial e dos índices de vulnerabilidade social e envelhecimento populacional municipal. Identificou-se agrupamentos espaciais significativos de bairros mais propensos ao espalhamento da COVID-19 em bairros com altos índices de envelhecimento e de vulnerabilidade social, ambos significativamente associados ao tráfego oriundo da Pesquisa Origem-Destino. Os resultados possibilitaram relacionar o fenômeno com essas características sociais, apontando que o tráfego de pessoas que utilizam transporte público é um importante indicador para identificar as áreas com maior risco à disseminação da COVID-19, e que requerem maiores atenções no combate à pandemia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia cartográficapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectDisseminação da COVID-19pt_BR
dc.subjectMapas de duas variáveispt_BR
dc.titleUma abordagem cartográfica do risco de espalhamento da COVID-19 em Recife-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Daniel Carneiro da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0197620623279437pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8970416309536045pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Geodesicas e Tecnologias da Geoinformacaopt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the existing relationships between available and accessible services in a society from the perspective of mobility and urban control, comes from providing governments with the means for proper public health management. Although the COVID-19 pandemic is global, at the local level, COVID-19 has disproportionately affected the recifense population. To understand the pattern of inequalities in the effects of the disease, the present study examines the potential danger of Recife neighborhoods due to the flows of individuals from public transportation (work motive), the accumulated cases in the initial epidemiological context and the indexes of social vulnerability and municipal population aging. Significant spatial clusters of neighborhoods more prone to the spread of COVID-19 were identified in neighborhoods with high rates of aging and social vulnerability, both significantly associated with traffic from the Origin-Destination Survey. The results made it possible to relate the phenomenon with these social characteristics, pointing out that the traffic of people who use public transport is an important indicator to identify the area’s most at risk for the spread of COVID-19, and that require greater attention in the fight against the pandemic.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8549944765222928pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Cláudia Bezerra de Albuquerque Borborema de Andrade.pdf5,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons