Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43344

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALDÉS RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Pedro Felix da-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:19:48Z-
dc.date.available2022-03-14T11:19:48Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Pedro Felix da. Sobre o ensino da termodinâmica clássica e o formalismo de Carathéodory. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43344-
dc.description.abstractA Termodinâmica Clássica é uma das áreas mais firmemente consolidadas da ciência, tanto pelo seu conteúdo teórico bem estabelecido, quanto pela sua aplicabilidade conceitual em várias outras disciplinas da Física. Entretanto, o seu ensino a nível de cursos de graduação em Física, e correlatos, apresenta uma reconhecida dificuldade no que se refere a apreensão dos alunos sobre os conceitos e interpretações fundamentais dessa teoria. Sobre isso, objetivou-se investigar no presente trabalho o papel do currículo e das consequentes problemáticas obtidas pelo ensino tradicional da Termodinâmica clássica, via o estudo das máquinas térmicas, fomentando, com isso, a exploração do formalismo alternativo de Carathéodory. Com efeito, este trabalho, revisou a literatura relacionada a alguns dos problemas do ensino da Termodinâmica Clássica, vinculando-os ao ensino tradicional do tema, via a introdução das máquinas térmicas para a Segunda Lei da Termodinâmica, e propondo o formalismo de Carathéodory como uma opção viável para superar esses obstáculos de aprendizagem. Em seguida, por uma breve pesquisa bibliográfica, num conjunto curto de 5 (cinco) livros didáticos de Termodinâmica Clássica a nível de cursos de graduação, analisou-se como cada livro trata e desenvolve os pontos problemáticos do ensino da Termodinâmica Clássica recuperados da literatura analisada. Assim, como resultado mais expressivo da pesquisa bibliográfica realizada, concluiu-se que 80% dos livros didáticos consultados falha em discutir a Termodinâmica Clássica e a Segunda Lei da Termodinâmica não necessariamente a partir da ideia das máquinas térmicas. Por fim, como fruto do estudo desenvolvido no presente trabalho, produziu-se um texto didático auxiliar de Termodinâmica Clássica, via o formalismo de Carathéodory. Sugere-se o uso do texto didático produzido como material auxiliar, ou complementar, para uma disciplina de Termodinâmica Clássica a nível de um curso de graduação em Física.pt_BR
dc.format.extent118p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.titleSobre o ensino da termodinâmica clássica e o formalismo de Carathéodory.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3856573492446776pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxClassical Thermodynamics is one of the most firmly consolidated areas of science, both for its well-established theoretical content and for its conceptual applicability in several other disciplines in Physics. However, his teaching at the level of undergraduate courses in Physics, and related ones, presents a recognized difficulty with regard to student’s apprehension about the fundamental concepts and interpretations of this theory. About this, the objective was to investigate in the present work the role of the curriculum and the consequent problems obtained by the traditional teaching of classical thermodynamics, via the study of thermal machines, thus encouraging the exploration of the alternative formalism of Carathéodory. In effect, this work reviewed the literature related to some of the problems of teaching Classical Thermodynamics, linking them to the traditional teaching of the theme, via the introduction of thermal machines for the Second Law of Thermodynamics, and proposing the Carathéodory formalism as a viable option to overcome these learning obstacles. Then, by a brief bibliographic search, in a short set of 5 (five) textbooks on Classical Thermodynamics at the level of undergraduate courses, it was analyzed how each book deals with and develops the problematic points of the teaching of Classical Thermodynamics recovered from the analyzed literature. Thus, as a more expressive result of the bibliographic research carried out, it was concluded that 80% of the textbooks consulted failed to discuss Classical Thermodynamics and the Second Law of Thermodynamics, not necessarily from the idea of thermal machines. Finally, as a result of the study developed in the present work, an auxiliary didactic text of Classical Thermodynamics was produced, via the formalism of Carathéodory. It is suggested to use the didactic text produced as auxiliary or complementary material for a Classical Thermodynamics course at the level of an undergraduate course in Physics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5051-2977pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA JÚNIOR, Pedro Felix da.pdf978,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons