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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43328
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SUASSUNA, Lívia | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Jaime Luiz Bezerra do | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-11T17:33:49Z | - |
dc.date.available | 2022-03-11T17:33:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Jaime Luiz Bezerra do. Argumentação dialógica e indícios de autoria em redações nota mil do ENEM. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43328 | - |
dc.description.abstract | Diversos trabalhos já desenvolvidos acerca da prova de redação desse exame de larga escala indicam um efeito retroativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na aprendizagem da escrita de alunos do ensino médio, o que justifica a pertinência de investigar que elementos textuais e discursivos são valorizados no seu processo avaliativo. Nesse contexto, fizemos a presente dissertação, que teve como objetivo verificar se a avaliação das redações desse exame de larga escala leva em conta critérios relativos a uma argumentação dialógica e se valoriza aspectos discursivos constitutivos da autoria. Em termos teóricos, recorremos ao conceito de língua como interação de Bakhtin (1997), que, por sua vez, se imbrica à teoria da argumentação dialógica presente em Leitão (2007). E, como esta pesquisa trata centralmente de produção de texto, embasamos nossa análise também nos estudos de Marcuschi (2002) e Possenti (2002; 2013), lançando mão das proposições deste último acerca dos indícios de autoria para averiguar o controle dos redatores sobre os próprios textos. Realizamos uma pesquisa documental e nosso corpus foi constituído por exemplares de redações que receberam nota 1000 – a nota máxima – nas edições do Enem dos anos de 2017, 2018 e 2019. Escolhemos aleatoriamente duas redações de cada edição, publicadas em um documento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pela realização do exame –, a fim de verificar a presença ou ausência da tríade argumentativa, que Leitão (2007) apresenta como indicadora de uma argumentação dialógica, composta pelos movimentos argumento / contra-argumento / resposta, bem como os indícios de autoria indicados por Possenti (2002; 2013) nas atitudes de incluir múltiplas vozes no discurso e manter distância do próprio dizer. As análises mostraram que a banca examinadora do Enem, pelo menos nos últimos anos, não tem valorizado a construção da argumentação em uma perspectiva dialógica nas correções. Além disso, os indícios de autoria não são bem descritos nos critérios avaliativos nem têm, na avaliação, o mesmo peso que os elementos estruturais do texto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Redação – Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da Escrita | pt_BR |
dc.subject | Argumentação - Dialogia. | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Redação – Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Argumentação dialógica e indícios de autoria em redações nota mil do ENEM. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8182207231863520 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3685495814664993 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | There are several papers developed about the essay test of this wide scale exam that indicate a retroactive effect of the High School National Exam on the writing learning process of the high school students, which justifies the relevance to investigate what textual and discursive elements are valued on its evaluation process. In this context, we wrote the present dissertation, which aimed to verify whether the assessment of essays in this wide scale exam considers the criteria related to a dialogic argumentation and whether it values the discursive aspects that constitute authorship. In theoretical terms, we resorted to Bakhtin's (1997) concept of language as an interaction, which, in turn, overlaps to the dialogic argumentation theory present in Leitão (2007). And, as this research is centrally about text production, we also based our analysis on the studies of Marcuschi (2002) and Possenti (2002; 2013), using the latter's propositions about authorship evidence to ascertain the essay writers' control over the own texts. We have done a documental research and our corpus was constituted of copies of essays that were graded in 1000 - the highest grade - on the editions of Enem in the years of 2017, 2018 and 2019. We randomly chose two essays of each edition and they were published in a document that has been written by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) - the foundation responsible for carrying out the exam. It has been done in order to verify either the presence or absence of the argumentative triad, which Leitão (2007) presents as an indicator of a dialogic argumentation, composed by the movements: argument; counter-argument; response, as well as the authorship evidences indicated by Possenti (2002; 2013) in the attitudes of including multiple voices in the speech and to keep distance from the saying itself. The analysis showed that the examining board of the Enem, at least in the last few years, has not valued the construction of argumentation in a dialogic perspective throughout the corrections. Besides that, the evidences of the authorship are not well described in the evaluative criteria neither does it, in the evaluation, the same weight that the structural elements in the text. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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