Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43193

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário de Faria-
dc.contributor.authorCARDOZO, Bruno Luiz de Arruda-
dc.date.accessioned2022-03-04T23:43:00Z-
dc.date.available2022-03-04T23:43:00Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationCARDOZO, Bruno Luiz de Arruda. A dimensão estético-simbólica das xilogravuras de Gilvan Samico: Perspectivas à luz da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Orientador: Mário de Faria Carvalho. 2022. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) - UFPE, Caruaru - PE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43193-
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a analisar as xilogravuras do artista Gilvan Samico mediante a teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Para tanto, nos valemos da trajetória do artista, para nos inteirarmos do contexto sociocultural que teria influenciado a estética de sua produção artística e sua relação com os estudos do imaginário. De modo convergente, abordaremos questões relativas à cultura popular nordestina e ao Movimento Armorial do qual Samico é um dos principais expoentes. A pergunta que direciona o estudo é: quais as principais manifestações míticas e simbólicas presentes na obra de Samico a partir da perspectiva da teoria do imaginário de Gilbert Durand? Como objetivo geral, pretendemos refletir sobre as principais manifestações míticas e simbólicas presentes na obra de Samico a partir das perspectivas da teoria do Imaginário de Gilbert Durand. De modo complementar, os objetivos específicos vislumbrados são: a) Investigar a representação simbólica do bestiário que compõe a obra de Samico; b) Ressaltar os elementos místicos e religiosos na produção artística de Samico; e c) Identificar mitos e aspectos que representam a dimensão estética nas xilogravuras de Samico. O método utilizado neste estudo é o fenomenológico com o intuito de compreender como os fenômenos imagéticos se apresentam na produção do artista. A escolha pelo Imaginário de Gilbert Durand se deu pela possibilidade de apreender o simbólico e o sensível de maneira metodológica e sistemática nas obras analisadas por meio da Mitocrítica. Esta compreendida enquanto método para análise, permite a partir da sobrevivência e transmutação dos mitos, uma leitura mais aprofundada acerca dos sentidos compartilhados de certas imagens. A trajetória articulada ao longo desse estudo deu-nos a possibilidade de ampliar nossa compreensão a respeito da imaginação simbólica, da cultura nordestina, da arte, da sensibilidade humana, representadas por meio das imagens analisadas.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSamicopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectXilogravurapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectMovimento Armorialpt_BR
dc.titleA dimensão estético-simbólica das xilogravuras de Gilvan Samico: perspectivas à luz da teoria do imaginário de Gilbert Durand.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=F1F22221315D5EA9B9AC06712BD63351#pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the woodcuts of the artist Gilvan Samico through Gilbert Durand's theory of the Imaginary. For that, we used the artist's trajectory, to learn about the sociocultural context that would have influenced the aesthetics of his artistic production and its relationship with the studies of the imaginary. Convergently, we will address issues related to popular northeastern culture and the Armorial Movement of which Samico is one of the main exponents. The question that guides the study is: what are the main mythic and symbolic manifestations present in Samico's work from the perspective of Gilbert Durand's theory of the imaginary? As a general objective, we intend to reflect on the main mythic and symbolic manifestations present in Samico's work from the perspectives of Gilbert Durand's theory of the Imaginary. Complementarily, the specific objectives envisioned are: a) To investigate the symbolic representation of the bestiary that makes up Samico's work; b) Highlight the mystical and religious elements in Samico's artistic production; and c) Identify myths and aspects that represent the aesthetic dimension in Samico's woodcuts. The method used in this study is the phenomenological one, in order to understand how imagery phenomena are presented in the artist's production. The choice for Gilbert Durand's Imaginary was due to the possibility of apprehending the symbolic and the sensitive in a methodological and systematic way in the works analyzed through Mytocriticism. This understood as a method for analysis allows, from the survival and transmutation of myths, a deeper reading about the shared meanings of certain images. The trajectory articulated throughout this study gave us the possibility to broaden our understanding of symbolic imagination, northeastern culture, art, human sensitivity, represented through the analyzed images.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bruno - UFPE Design - Monografia.pdf2,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons