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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43177

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Fábio Caparica de-
dc.contributor.authorTABOSA, Iasmin Silva-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:52:00Z-
dc.date.available2022-03-04T18:52:00Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationTABOSA, Iasmin Silva. Uma análise das emoções despertadas pelos elementos do design gráfico contidos nos jogos Limbo e Ori and the Blind Forest. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43177-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo verificar a influência dos elementos do design gráfico, aplicados aos jogos Ori and the Blind Forest e Limbo, nas emoções dos usuários. Para isto, foram utilizadas as teorias de Paul Ekman na identificação das emoções primárias, de modo que fossem definidas as emoções a serem analisadas na pesquisa; Lupton e Phillips e Dondis, na identificação dos elementos do design gráfico, trazendo uma abordagem de ambos para uma melhor definição e comparação dos conceitos estudados; Brave & Nass, no que diz respeito aos sinais faciais utilizados para a análise dos vídeos; além de Preece e Cybis nas conceituações do Design de Interação. Foram utilizados vídeos gravados por meio do google meet e armazenados no youtube, para uma análise posterior. Análise esta que foi baseada nos sinais faciais das teorias de Brave & Nass, além de um questionário pós-teste, onde buscamos entender quais emoções estavam associadas especificamente a cada elemento do design e porquê. E em seguida, esses dados referentes a cada jogo foram comparados. Todos os elementos apareceram com algum tipo de influência em pelo menos uma das emoções estudadas. Algumas dessas emoções apareceram mais do que outras nos jogos, porém sempre presentes. O que nos fez chegar à conclusão de que os elementos do design gráfico, associados a outros parâmetros, são capazes de despertar emoções nos usuários.pt_BR
dc.format.extent102p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.titleUma análise das emoções despertadas pelos elementos do design gráfico contidos nos jogos Limbo e Ori and the Blind Forest.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9670423228264102pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to verify the influency of graphic design elements, applied to the games Ori and the Blind Forest and Limbo, on the user’s emotions. For this, Paul Ekman’s theories were used in the identification of the primary emotions, so that the emotions to be analyzed in the research were defined; Lupton and Phillips and Dondis, in identifying the graphic design elements, bringing an approach of both for a better definition and comparison of the studied concepts; Brave & Nass, about the facial signs used to analyze the videos; Besides it, Preece and Cybis in the concepts of Interaction Design. Videos recorded through google meet and stored on youtube were used for further analysis. This analysis was based on the facial signs of Brave & Nass theories, in addition to a post-test questionnaire, where we sought to understand which emotions were specifically associated with each design element and why. And then, these data for each game were compared. All elements appeared with some kind of influence on at least one of the studied emotions. Some of these emotions appeared more than others in the games, but always present. Which made us reach the conclusion that graphic design elements, associated with other parameters, are capable of awakening emotions in users.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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TABOSA, Iasmin Silva.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
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