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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43177
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LUNA, Fábio Caparica de | - |
dc.contributor.author | TABOSA, Iasmin Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T18:52:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T18:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | TABOSA, Iasmin Silva. Uma análise das emoções despertadas pelos elementos do design gráfico contidos nos jogos Limbo e Ori and the Blind Forest. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43177 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo verificar a influência dos elementos do design gráfico, aplicados aos jogos Ori and the Blind Forest e Limbo, nas emoções dos usuários. Para isto, foram utilizadas as teorias de Paul Ekman na identificação das emoções primárias, de modo que fossem definidas as emoções a serem analisadas na pesquisa; Lupton e Phillips e Dondis, na identificação dos elementos do design gráfico, trazendo uma abordagem de ambos para uma melhor definição e comparação dos conceitos estudados; Brave & Nass, no que diz respeito aos sinais faciais utilizados para a análise dos vídeos; além de Preece e Cybis nas conceituações do Design de Interação. Foram utilizados vídeos gravados por meio do google meet e armazenados no youtube, para uma análise posterior. Análise esta que foi baseada nos sinais faciais das teorias de Brave & Nass, além de um questionário pós-teste, onde buscamos entender quais emoções estavam associadas especificamente a cada elemento do design e porquê. E em seguida, esses dados referentes a cada jogo foram comparados. Todos os elementos apareceram com algum tipo de influência em pelo menos uma das emoções estudadas. Algumas dessas emoções apareceram mais do que outras nos jogos, porém sempre presentes. O que nos fez chegar à conclusão de que os elementos do design gráfico, associados a outros parâmetros, são capazes de despertar emoções nos usuários. | pt_BR |
dc.format.extent | 102p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes gráficas | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.title | Uma análise das emoções despertadas pelos elementos do design gráfico contidos nos jogos Limbo e Ori and the Blind Forest. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9670423228264102 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to verify the influency of graphic design elements, applied to the games Ori and the Blind Forest and Limbo, on the user’s emotions. For this, Paul Ekman’s theories were used in the identification of the primary emotions, so that the emotions to be analyzed in the research were defined; Lupton and Phillips and Dondis, in identifying the graphic design elements, bringing an approach of both for a better definition and comparison of the studied concepts; Brave & Nass, about the facial signs used to analyze the videos; Besides it, Preece and Cybis in the concepts of Interaction Design. Videos recorded through google meet and stored on youtube were used for further analysis. This analysis was based on the facial signs of Brave & Nass theories, in addition to a post-test questionnaire, where we sought to understand which emotions were specifically associated with each design element and why. And then, these data for each game were compared. All elements appeared with some kind of influence on at least one of the studied emotions. Some of these emotions appeared more than others in the games, but always present. Which made us reach the conclusion that graphic design elements, associated with other parameters, are capable of awakening emotions in users. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TABOSA, Iasmin Silva.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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