Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43175

Compartilhe esta página

Título: Design social aplicado: proposta de jardim vertical para usuários de cadeira de rodas que moram em ambientes reduzidos.
Autor(es): SOARES, Rayanna Tayná
Palavras-chave: Design - Aspectos sociais; Jardins - Projetos; Integração social; Pessoas com deficiência - Serviços para; Cadeiras de rodas; Sustentabilidade
Data do documento: 4-Mai-2021
Citação: SOARES, Rayanna Tayná. Design social aplicado: proposta de jardim vertical para usuários de cadeira de rodas que moram em ambientes reduzidos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A utilização dos Jardins está cada vez mais disseminada dentro dos grandes centros urbanos, pois os jardins contribuem para equilibrar o clima, absorver as chuvas, trazer uma interação com o meio natural e ainda assim ser uma forma de reflorestar áreas que foram devastadas para a construção de grandes edifícios. O Design Social preocupa-se com os problemas relacionados à sociedade e assim entra a inclusão social. Visando levar a inclusão cada vez mais para perto da população, o presente trabalho verificou uma escassez de jardins verticais voltados para usuários de cadeira de rodas, mesmo os existentes no mercado precisam de alterações, pois necessitam de uma extensão maior do ambiente para poderem ser montados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é projetar um jardim suspenso para o público de usuários de cadeira de rodas utilizando os conhecimentos sobre o Design Social. A partir de uma pesquisa, pensou-se em criar jardins verticais para usuários de cadeira de rodas que morem em ambientes reduzidos, para trabalhar a desigualdade social, sustentabilidade, entre outros fatores de mesma importância. No referido trabalho a Metodologia a ser utilizada como base será a de Löbach (2001), para a criação do produto em questão, assim para gerar alternativas conceituais e com uma decisão criteriosa escolher a que mais se pode estar adequada ao usuário. O resultado alcançado corresponde a uma proposta de jardim vertical que propicia a inclusão social, por estar adequado às capacidades e limitações do público em questão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43175
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOARES, Rayanna Tayná.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons