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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43166

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorALMEIDA, Anny Katarine dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-04T17:32:03Z-
dc.date.available2022-03-04T17:32:03Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationALMEIDA, Anny Katarine dos Santos. A atuação do coordenador pedagógico e o acompanhamento, acolhimento e orientação de professores iniciantes em escolas camponesas: especificidades pertinentes ao território. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43166-
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre o papel do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) na Indução de Professores(as) Iniciantes no Território Camponês, explorado a partir da seguinte questão: quais elementos da atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) são essenciais a indução do(a) Professor(a) Iniciante ao contexto camponês? O objetivo geral é analisar os elementos da atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) favorecedores a indução do(a) professor(a) iniciante, considerando as especificidades da escola do Campo e os objetivos específicos: 1) identificar as especificidades pertinentes ao território camponês e consequentemente a escola; 2) Levantar as necessidades formativas relevantes de professores(as) iniciantes que atuam no território camponês; 3) Analisar as intervenções realizadas pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) quanto a indução dos(as) professores(as) iniciantes e sua relação com as especificidades do território. O aporte teórico está referenciado em Franco (2008), Domingues (2013), Placco, Almeida e Souza (2013, 2016, 2018) para tratar do papel do(a) coordenador(a) pedagógico(a) ; em Carlos Marcelo (1999), Hubermam (2013), Gouveia (2020) e Silva (2021) para discussão do(a) professor(a) iniciante e suas interfaces; em Fernandes (2012), Molina e Sá (2012) para discussão sobre o território camponês e a escola do campo; em André (2012), Roldão, Reis e Costa (2012) para tratar da indução profissional. A pesquisa se pautou em uma abordagem preponderantemente qualitativa segundo Minayo (1994). Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). Os resultados revelam a ausência de elementos de indução profissional na prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) , tendo em vista a inexistência de uma política de indução profissional na rede, assim como o baixo investimento no trato das especificidades do campo, além de não haver formação destinada a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) no contexto camponês.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessores(as) iniciantespt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectIndução profissionalpt_BR
dc.titleA atuação do coordenador pedagógico e o acompanhamento, acolhimento e orientação de professores iniciantes em escolas camponesas: especificidades pertinentes ao território.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8193643928710269pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThis study deals with the role of the Pedagogical Coordinator in the Induction of Beginner Teachers in the Peasant Territory, explored from the following question: which elements of the pedagogical coordinator's performance are essential for the Induction Teacher's induction into the peasant context? The general objective is to analyze the elements of the pedagogical coordinator's performance that favor the induction of the beginning teacher, considering the specificities of the Campo School and the specific objectives: 1) to identify as important specificities to the peasant territory and, consequently, the school; 2) Raise as relevant training needs of beginning teachers who work in peasant territory; 3) Analyze the negotiations carried out by the pedagogical coordinator regarding the induction of beginning teachers and their relationship with the specificities of the territory. The theoretical support is referenced in Franco (2008), Domingues (2013), Placco, Almeida and Souza (2013, 2016, 2018) to address the role of the pedagogical coordinator; in Carlos Marcelo (1999), Hubermam (2013), Gouveia (2020) and Silva (2021) for discussion of the beginning teacher and its interfaces; in Fernandes (2012), Molina and Sá (2012) for a discussion on the peasant territory and the rural school; in André (2012), Roldão, Reis and Costa (2012) to address professional induction. The research was based on a predominantly qualitative approach according to Minayo (1994). Data were distributed from the perspective of content analysis proposed by Moraes (1999). The results reveal the lack of elements of professional induction in the practice of the pedagogical coordinator, considering the inexistence of a professional induction policy in the network, as well as the low investment in dealing with the specifics of the field, in addition to the lack of training aimed at acting of the pedagogical coordinator in the peasant context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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