Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43164
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUNA, Fábio Caparica de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Hilário Abdias de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T16:28:06Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T16:28:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Hilário Abdias de Oliveira. Neek: desenvolvimento de um aplicativo móvel de comércio colaborativo de quadrinhos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43164 | - |
dc.description.abstract | As revistas em quadrinhos têm crescido em popularidade nas últimas décadas e com isso, tem crescido também o número leitores. Em um mundo onde as pessoas fazem cada vez mais compras pela internet, o comércio de quadrinhos online no Brasil acontece por lojas que funcionam no modelo de e-commerce negócio-para-consumidor ou de maneira informal por meio de grupos de troca entre consumidores. Tendo identificado um nicho de mercado a ser explorado, o objetivo deste trabalho é desenvolver o protótipo de um aplicativo móvel de e-commerce colaborativo, com foco na compra e venda de quadrinhos físicos. Para isso deve-se pesquisar o cenário atual do comércio eletrônico de quadrinhos no Brasil, analisar o público-alvo do sistema pretendido, aplicar o conhecimento adquirido na criação do protótipo da interface do aplicativo de comércio colaborativo de quadrinhos e validar e refinar a usabilidade do projeto junto a usuários. O projeto foi realizado seguindo os moldes da metodologia do Ciclo da Engenharia da Usabilidade de Mayhew e resultou em uma solução em forma de protótipo interativo do aplicativo pretendido, que foi validado e refinado através de testes com usuários, além de melhor entendimento sobre os leitores e o mercado de quadrinhos no Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 113p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Interação homem - máquina | pt_BR |
dc.subject | Interface de programas aplicativos (Software) | pt_BR |
dc.subject | Comércio eletrônico | pt_BR |
dc.title | Neek: desenvolvimento de um aplicativo móvel de comércio colaborativo de quadrinhos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0227064035033902 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9670423228264102 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Comic books have grown in popularity in the last few decades and with that, the number of readers has also grown. In a world where people make more and more purchases over the internet, the online comic book commerce in Brazil happens through stores that work on the business-to-consumer e-commerce model or informally through consumer exchange groups. Having identified a market niche to be explored, the objective of this work is to develop the prototype of a collaborative ecommerce mobile application, focusing on the purchase and sale of physical comic books. For that, it is necessary to analyze the current scenario of comics ecommerce in Brazil, research the target audience of the intended system, apply the knowledge acquired in the creation of the collaborative e-commerce mobile application interface prototype and validate and refine the usability of the project with users. The project was carried out following Mayhew's methodology, the Usability Engineering Life Cycle, and resulted in a solution in the form of an interactive prototype of the intended application, which was validated and refined through tests with users, in addition to better understanding about the readers and the comic book market in Brazil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Hilário Abdias de Oliveira.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons