Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43136
Comparte esta pagina
Título : | A educação de jovens e adultos – ensino fundamental no estado de Pernambuco e o desenvolvimento das aulas remotas no período de pandemia. |
Autor : | GERMANO, Sharon Melissa |
Palabras clave : | Política pública de EJA; Pandemia; Desafios escolares na pandemia |
Fecha de publicación : | 10-feb-2022 |
Citación : | GERMANO, Sharon Melissa. Título: A educação de jovens e adultos – ensino fundamental no estado de Pernambuco e o desenvolvimento das aulas remotas no período de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | A presente pesquisa busca evidenciar estudos acerca do desenvolvimento das aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período de pandemia. Nesta perspectiva, nos propomos a compreender como se desenvolveram as aulas remotas nas turmas de EJA – Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco em um período de pandemia. Em nosso percurso metodológico, caminhamos a partir de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e um estudo de caráter exploratório (GIL, 2002). A coleta de dados realizou-se por meio da análise documental (GIL, 2002) de documentos norteadores do ensino remoto na EJA do Estado de Pernambuco e entrevista estruturada (LAKATOS, 1996) com os 4 sujeitos da pesquisa, sendo estes a Gestora da EJA da Secretaria de Educação de Pernambuco e 3 docentes da EJA da rede estadual de Pernambuco. A entrevista com os sujeitos da pesquisa se procedeu de maneira remota, por meio da plataforma Formulários Google, com formulários para a gestora e para os(as) docentes organizados em seções. Para o tratamento dos dados, nos apoiamos na Análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nessa perspectiva, identificamos que o resultado da pesquisa aponta a necessidade de documentos orientadores para o desenvolvimento das aulas remotas para além da indicação de ferramentas tecnológicas como o classroom, preocupação com a ausência de estrutura tecnológica para o desenvolvimento das aulas, material adequado e formação de professores dentre outros aspectos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43136 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - SHARON MELISSA GERMANO .pdf | 281,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons