Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43125
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Geni Pereira dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, José Alex dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-03T18:21:25Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03T18:21:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Alex dos. Tradução Intersemiótica do Design da Ilustração: história da moda feminina no século XIX. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43125 | - |
dc.description.abstract | A recorrência das expressões de ilustrações aparece como recurso fundamental no universo histórico e narrativo da história da moda. A linguagem imagética da ilustração passou a ser um importante componente comunicativo nos livros de história da moda, por possuir uma técnica de produção e expressão visual mais acessível. Observou-se que a utilização de meios de expressões imagéticas (ilustrações e fotografias) nos livros acadêmicos depende das devidas autorizações para serem publicados. Esse é um possível obstáculo no percurso da produção e da publicação de autores e editores. Neste trabalho de monografia, as limitações de autorizações de imagens surgem como o problema de investigação do design da ilustração para representar a história da moda feminina no século XIX. A ideia é apresentar a expressão do discurso da ilustração como protagonista e como solução viável para execução do conteúdo de um livro ilustrado de história da moda. A ilustração possibilitará representar as narrativas da história da moda, a partir do trabalho estilístico e sensível do ilustrador. Ressalta-se a eficiência de comunicação da ilustração enquanto linguagem visual, a qual pode inclusive aparecer como narrativa principal em relação ao texto escrito. Nesta investigação foi adequado o século XIX como narrativa significativa do momento da história da moda feminina. Este recorte histórico se destaca tanto na representação da beleza, do romantismo como da opressão da mulher. O objetivo deste trabalho é realizar o design de ilustração como linguagem principal de um livro de história da moda, adequando à potencialidade comunicativa, artística, cênica e narrativa. A noção científica de base deste trabalho apoia-se na semiótica de raiz greimasiana e no método da tradução intersemiótica de J. Plaza. A noção de intersemiótica aparece como processo do design de tradução e expressão do ilustrador de moda. Desse modo, o trabalho resultará na produção da expressão de ilustração de um livro de história da moda, no qual o discurso desta imagem seja de certo modo autônoma na comunicação, informação e originalidade, capaz de transmitir o aporte narrativo da história da moda. | pt_BR |
dc.format.extent | 176p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Tradução | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.title | Tradução Intersemiótica do Design da Ilustração: história da moda feminina no século XIX. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1740081016223131 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8907498472664910 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The recurrence of expressions in ilustrations appears as a fundamental resource in the historical and narrative universe of the history of fashion. The imagery language of ilustration became an important communicative component in fashion history books, as it has a more accessible producion techinique and visual expression. It was observed thet the use of image expression means (ilustrations and photographs) in academic books depends on the proper authorization to be piblished. This is a possible obstacle in the course of production and publication by authores and editors. In this monograph work, image authorization limitations arise as the problem of investigating ilustration design to represent the history of women’s fashion in the 19th century. The idea is to present the expression of the ilustration’s discourse as the protagonist and as a viable solution for imprementing the content of ilustrated book on the history of fashion. The ilustration will make it possible to represent the narratives of the history of fashion, based on the stylistic and sensitive work of the ilustrator. We emphasize the communication efficiency of ilustration as a visual language, which can even appear as thr main narrative in relation to the written text. In this invertigation, the 19th century was used as a significant narrative of the moment in the history of women’s fashion. This historical cutuot stands out booth in the representation of beauty, romanticism and oppression of women, the objective oh the word in to carry out ilustration design as the main language of a fashion history book, adapting it’s communicative, artistic, scenic and narrative potential. The scientific notion underlying this work is based on Greimasian semiotics and J. Plaza’s mothod of intersemiotic translation. The notion of intersemiotics appears as the fashion ilustrator’s translation and expression design process. Thus, the work result in the production of the expression of an ilusatration of a fashion history book, in wich the discourse of this image is somehow autonomous in communication, information and originality, capable of transmiting the narrative contribution of the history of fashion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Moda | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DO DESIGN DA ILUSTRAÇÃO história da moda feminina no século XIX_compressed.pdf | 6,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons