Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43104

Compartilhe esta página

Título: Design para inclusão: desenvolvimento de livro-brinquedo para estimulação sensório-motora de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Autor(es): COSTA, Ysabel Myrian Silva
Palavras-chave: Design inclusivo; Design gráfico; Transtorno do espectro autista; Livro-brinquedo
Data do documento: 3-Set-2021
Citação: COSTA, Ysabel Myrian Silva. DESIGN PARA INCLUSÃO: Desenvolvimento de livro-brinquedo para estimulação sensório-motora de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) compreende alterações de comunicação, interação social, comportamento e na sensibilidade a estímulos; se apresenta em diferentes graus, além de exigir diversas abordagens profissionais. As políticas nacionais de apoio e reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil são recentes. O que traz à tona a necessidade de um olhar sobre como se dá o processo de inclusão dessas pessoas, em especial no Design. O desenvolvimento de um livro-brinquedo que auxilie os profissionais da Psicologia e Terapia Ocupacional da APAE – Caruaru-PE na estimulação cognitiva, sensorial e motora de crianças com TEA, compreende o objetivo principal do presente trabalho. Para tanto, a metodologia projetual utilizada baseou-se no método Inclusive Concept Design, proposto no Inclusive Design Toolkit da Universidade de Cambridge. Desta forma, 3 etapas foram estabelecidas: (1) Explorar: compreendeu a coleta de dados in loco através de entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas, culminando com a descrição da jornada dos usuários e a captura de lista de necessidades (requisitos de projeto); (2) Criar: compreendeu a estimulação de ideias, desenvolvimento de conceitos e realização de protótipos; e (3) Avaliar: compreendeu o teste da solução com especialistas. Tendo como resultado um livro-brinquedo modular que possui estimulações sensoriais, visuais, auditivas, táteis, olfativas e motoras que partem da observação do mundo a partir da perspectiva da criança com TEA. Ao trazer como resultado um artefato que atua como uma janela para a interpretação da criança e inclui a atuação do profissional enquanto intermediário das ações propostas no material, entende-se que os objetivos foram alcançados. Para futuros desdobramentos, a avaliação do material por grupos de pessoas de dentro e fora do espectro e com outros tipos de deficiência é sugerida para ampliação da compreensão de seus impactos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43104
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ysabel Myrian Silva Costa.pdf6,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons