Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43095
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Ana Paula Celso de | - |
dc.contributor.author | MARINHO, Ricardo Davi Farias | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T13:46:03Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T13:46:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Ricardo Davi Farias. Cultura de consumo e moda masculina: uma análise sobre restrição ao consumo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43095 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista que esse estudo traz consigo uma forma de ressignificação para o vestuário masculino no contexto da pós-modernidade, pesquisou-se sobre um certo descontentamento de parte de alguns homens ocidentais em torno dos padrões sociais do que pode ser considerado como comportamentos masculinos e como isso reflete no seu vestuário, a fim de compreender como as relações de poder entre os gêneros afetaram o vestuário e como isso repercuti na cultura pós-moderna. Para tanto, é necessário compreender o padrão da masculinidade apoiando-se na história e cultura da sociedade ocidental, identificar as relações de poder existente entre os gêneros e como isso influenciou na maneira das pessoas se vestirem e por fim identificar a razão pela qual existe um descontentamento com os padrões de masculinidade para uma parcela da sociedade atual. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando-se da metodologia aplicada em DNA de imagem de moda Maciel e Miranda (2009), que tem por fundamento adaptar o método de trabalhar com a pesquisa iconográfica, fundamentada nos valores percebidos, abordando a sistemática dos sistemas de signos na produção dos sentidos. Este estudo que propõe uma nova abordagem no que diz respeito a utilizar a análise de imagens, como forma de decodificação de significados na forma de se vestir. Com o objetivo de mapear os códigos do vestuário masculino, propondo mais uma forma de ver e perceber a moda. Diante disso, verificou-se que o homem começa a incorporar elementos antes restritos ao universo feminino, percebendo assim uma ruptura com alguns padrões socialmente aceitos sobre a postura masculina e surgindo, a partir desse contexto, novas masculinidades sustentadas dentro de uma sociedade pós-moderna. Nesse contexto a estética não-binária surge como alternativa vestimentar para esse novo público masculino. O que impõe a constatação de que a cultura ocidental pós-moderna vem revendo alguns conceitos trazidos a gerações sobre os parâmetros dos padrões da masculinidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cultura e consumo - Gênero | pt_BR |
dc.subject | Roupas masculinas | pt_BR |
dc.subject | Identidade social - Vestuário | pt_BR |
dc.subject | Homens – Identidade | pt_BR |
dc.title | Cultura de consumo e moda masculina: uma análise sobre restrição ao consumo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA FILHO, Arthur de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5061912856624094 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given that this study brings with it a form of resignification for men's clothing in the context of postmodernity, some Western men's discontent about the social patterns of what can be considered male and female behavior has been investigated. how this reflects on their clothing in order to understand how power relations between genders have affected clothing and how it has reflected in postmodern culture. Therefore, it is necessary to understand the pattern of masculinity based on the history and culture of Western society, to identify the power relations existing between genders and how it influenced the way people dress and, finally, to identify the reason why there is a discontent with masculinity standards for a portion of today's society. Then, a research was carried out through the historical procedure method, using the methodology applied to fashion image DNA Maciel and Miranda (2009), whose purpose is to adapt the method of working with iconographic research, based on the perceived values, addressing the systematics of sign systems in the production of the senses. This study proposes a new approach to using image analysis as a means of decoding meanings in the way of dressing. In order to map the codes of men's clothing, proposing one more way to see and understand fashion. Given this, it was found that men begin to incorporate elements previously restricted to the female universe, thus perceiving a rupture with some socially accepted patterns on the male posture and emerging, from this context, new masculinities sustained within a postmodern society . In this context, non-binary aesthetics emerges as a clothing alternative for this new male audience. This leads to the realization that postmodern Western culture has been reviewing some concepts brought to generations about the parameters of masculinity patterns. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Moda | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9574546366528046 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARINHO, Ricardo Davi Farias.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons