Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43095

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Ana Paula Celso de-
dc.contributor.authorMARINHO, Ricardo Davi Farias-
dc.date.accessioned2022-03-02T13:46:03Z-
dc.date.available2022-03-02T13:46:03Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationMARINHO, Ricardo Davi Farias. Cultura de consumo e moda masculina: uma análise sobre restrição ao consumo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43095-
dc.description.abstractTendo em vista que esse estudo traz consigo uma forma de ressignificação para o vestuário masculino no contexto da pós-modernidade, pesquisou-se sobre um certo descontentamento de parte de alguns homens ocidentais em torno dos padrões sociais do que pode ser considerado como comportamentos masculinos e como isso reflete no seu vestuário, a fim de compreender como as relações de poder entre os gêneros afetaram o vestuário e como isso repercuti na cultura pós-moderna. Para tanto, é necessário compreender o padrão da masculinidade apoiando-se na história e cultura da sociedade ocidental, identificar as relações de poder existente entre os gêneros e como isso influenciou na maneira das pessoas se vestirem e por fim identificar a razão pela qual existe um descontentamento com os padrões de masculinidade para uma parcela da sociedade atual. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando-se da metodologia aplicada em DNA de imagem de moda Maciel e Miranda (2009), que tem por fundamento adaptar o método de trabalhar com a pesquisa iconográfica, fundamentada nos valores percebidos, abordando a sistemática dos sistemas de signos na produção dos sentidos. Este estudo que propõe uma nova abordagem no que diz respeito a utilizar a análise de imagens, como forma de decodificação de significados na forma de se vestir. Com o objetivo de mapear os códigos do vestuário masculino, propondo mais uma forma de ver e perceber a moda. Diante disso, verificou-se que o homem começa a incorporar elementos antes restritos ao universo feminino, percebendo assim uma ruptura com alguns padrões socialmente aceitos sobre a postura masculina e surgindo, a partir desse contexto, novas masculinidades sustentadas dentro de uma sociedade pós-moderna. Nesse contexto a estética não-binária surge como alternativa vestimentar para esse novo público masculino. O que impõe a constatação de que a cultura ocidental pós-moderna vem revendo alguns conceitos trazidos a gerações sobre os parâmetros dos padrões da masculinidade.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura e consumo - Gêneropt_BR
dc.subjectRoupas masculinaspt_BR
dc.subjectIdentidade social - Vestuáriopt_BR
dc.subjectHomens – Identidadept_BR
dc.titleCultura de consumo e moda masculina: uma análise sobre restrição ao consumo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA FILHO, Arthur de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5061912856624094pt_BR
dc.description.abstractxGiven that this study brings with it a form of resignification for men's clothing in the context of postmodernity, some Western men's discontent about the social patterns of what can be considered male and female behavior has been investigated. how this reflects on their clothing in order to understand how power relations between genders have affected clothing and how it has reflected in postmodern culture. Therefore, it is necessary to understand the pattern of masculinity based on the history and culture of Western society, to identify the power relations existing between genders and how it influenced the way people dress and, finally, to identify the reason why there is a discontent with masculinity standards for a portion of today's society. Then, a research was carried out through the historical procedure method, using the methodology applied to fashion image DNA Maciel and Miranda (2009), whose purpose is to adapt the method of working with iconographic research, based on the perceived values, addressing the systematics of sign systems in the production of the senses. This study proposes a new approach to using image analysis as a means of decoding meanings in the way of dressing. In order to map the codes of men's clothing, proposing one more way to see and understand fashion. Given this, it was found that men begin to incorporate elements previously restricted to the female universe, thus perceiving a rupture with some socially accepted patterns on the male posture and emerging, from this context, new masculinities sustained within a postmodern society . In this context, non-binary aesthetics emerges as a clothing alternative for this new male audience. This leads to the realization that postmodern Western culture has been reviewing some concepts brought to generations about the parameters of masculinity patterns.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Modapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9574546366528046pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARINHO, Ricardo Davi Farias.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons