Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42782

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFONTANA, Marcele Elisa-
dc.contributor.authorVILA NOVA, Andréa Raffaella Avelar Pimentel-
dc.date.accessioned2022-02-09T19:29:42Z-
dc.date.available2022-02-09T19:29:42Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.date.submitted2022-02-09-
dc.identifier.citationVILA NOVA, Andréa Raffaella Avelar Pimentel . Análise das estratégias competitivas no período de desaceleração da economia brasileira: a marca como elemento de sucesso para Toyota em 2015. / Andréa Raffaella Avelar Pimentel Vila Nova. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42782-
dc.description.abstractA indústria automotiva desempenha um papel significativo em escala mundial. No Brasil, esse setor era responsável por 23% do PIB Industrial em 2014, de acordo com as informações do Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O desenvolvimento dessa indústria no país ocorreu a partir de medidas estabelecidas pelo governo federal. Contudo, a crise econômica, em 2015, assolou a economia brasileira, ocasionando quedas no licenciamento de veículos e um alto índice de demissões. Na contramão do setor, a Toyota registrou crescimento e contratou funcionários para ampliar sua produção. Diante disso, buscou-se analisar as estratégias competitivas genéricas desta montadora e de que maneira a sua marca desenvolveu uma identificação afetiva, diferenciando-a das demais, fazendo com que os consumidores estivessem dispostos a esperar cerca de 100 dias por determinadas versões de seus modelos. Para essa análise foi realizada uma entrevista com o supervisor de vendas da concessionária da montadora em Caruaru e, também, foram utilizados questionários como instrumento de coleta de opiniões do mercado consumidor, tendo como unidade de observação um estacionamento no centro da cidade. Uma análise inferencial foi realizada e os resultados obtidos revelaram o poder que a marca Toyota desempenha no mercado.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria automobilística - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectToyota (Automóvel) - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectToyota Jidosha Kogyo Kabushiki Kaishapt_BR
dc.subjectMarca de produtos - Administraçãopt_BR
dc.subjectNomes comerciais - Administraçãopt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectCrises financeiras - Brasil - 2011-2016pt_BR
dc.subjectBrasil - Política e governo - 2011-2016pt_BR
dc.titleAnálise das estratégias competitivas no período de desaceleração da economia brasileira: a marca como elemento de sucesso para Toyota em 2015.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9696642902112753pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3130016839052852pt_BR
dc.description.abstractxThe automotive industry plays a significant role on a global scale. In Brazil, this sector was responsible for 23% of industrial GDP in 2014, according to the Ministry of development, Industry and Foreign Trade. The development of this industry in the country occurred from measures established by the federal government. However, the economic crisis in 2015, hit the Brazilian economy, leading to declines in vehicle licensing and a high rate of layoffs. Against the industry trend, Toyota grew and hired employees to expand production. Therefore, we sought to analyze the generic competitive strategies of this automaker and how your brand develop an affective identification, differentiating it from other, causing consumers were willing to wait about 100 days for certain versions of their models . For this analysis an interview was conducted with the sales supervisor of the automaker's dealership in Caruaru and questionnaires were used as the collection instrument for the consumer market opinions, with the being observation unit a parking lot in the city center. An inferential analysis was performed and the results showed the power that the Toyota brand plays in the market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NOVA, Andréa Raffaella Avelar Pimentel Vila.pdf1,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons