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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42759
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MORAES, Alfredo de Oliveira | - |
dc.contributor.author | BARROS, Lucas Camarotti de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T18:11:16Z | - |
dc.date.available | 2022-02-08T18:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Lucas Camarotti de. Hegel místico: o lado oculto do idealismo absoluto. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42759 | - |
dc.description.abstract | A presente tese incide no campo da interpretação geral da filosofia de G. W. F. Hegel, desen- volvendo uma linha presentemente minoritária nos estudos hegelianos: a abordagem de Hegel como um pensador místico, esotérico, alinhado à tradição mística ocidental. A base do nosso entendimento de Hegel como místico será a sinonímia declarada pelo próprio filósofo entre o “especulativo” (das Spekulative) – o cerne racional (vernünftig) do idealismo absoluto – e o que na antiguidade se chamava de “Místico” (das Mystische), enquanto conteúdo da consciên- cia religiosa. A partir disso, nós faremos dois movimentos complementares. 1) Seguiremos o apontamento de Hegel e investigaremos o que era chamado de Místico na antiguidade, para ganhar com isso uma perspectiva externa sobre o que ele chamou de especulativo. Veremos então que o Místico era originalmente o segredo ritual dos cultos de Mistério, aquilo que só se conhecia via iniciação, e argumentaremos em seguida que o segredo envolvia centralmente o que hoje se costuma chamar de “estados alterados de consciência”. Com essa chave em mãos, voltaremos a Hegel para fazer o principal desenvolvimento desse primeiro movimento, afuni- lando sua abordagem genérica como místico: compreender o conteúdo místico-especulativo, o pensamento espiritual e conceitual, a própria Razão no sentido hegeliano do termo, como um êxtase intelectual. 2) O segundo movimento tratará não da experiência mística/especulativa, mas de sua interpretação e prática. Se essa experiência mesma é atemporal, sua interpretação (pela tradição), de outro modo, contém um desenvolvimento interno, e esse desenvolvimento, não menos histórico do que teológico, é igualmente fundamental para o sentido tradicional da experiência, para o sentido do Místico. Na antiguidade, destacaremos três momentos: os cul- tos de Mistério, a filosofia e o cristianismo. E então, no interior do cristianismo, discernire- mos o que chamaremos de “tradição cristã heterodoxa”, o desdobramento da tradição mística que idealizou e formou a civilização moderna – e se consumou filosoficamente em Hegel. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 | pt_BR |
dc.subject | Idealismo absoluto | pt_BR |
dc.subject | Misticismo | pt_BR |
dc.subject | Estados alterados de consciência | pt_BR |
dc.title | Hegel místico : o lado oculto do idealismo absoluto | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0368448743774580 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0982845170459372 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao Integrada em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present thesis focuses on the field of the general interpretation of the philosophy of G. W. F. Hegel, developing a presently minority perspective in Hegelian studies: to approach Hegel as a mystical, esoteric thinker, aligned with the Western mystical tradition. The basis of our understanding of Hegel as a mystic will be the synonym declared by the philosopher himself between the “speculative” (das Spekulative) – the rational (vernünftig) core of absolute ideal- ism – and what in antiquity was called “Mystical” (das Mystische), as content of the religious conscience. From there, we will make two complementary movements. 1) We will follow Hegel's indication and investigate what was called the Mystical in antiquity, to gain an exter- nal perspective on what he called speculative. We will then see that the Mystical was origi- nally the ritual secret of Mystery cults, what was only known through initiation, and we will then argue that the secret centrally involved what today is called “altered states of conscious- ness”. With that key in hand, we will return to Hegel to do the main development of this first movement, narrowing the generic approach of him as a mystic: understanding the mystical- speculative content, spiritual and conceptual thought, Reason itself in the Hegelian sense of the term, as an intellectual ecstasy. 2) The second movement will deal not with the mystical/ speculative experience, but with its interpretation and practice. If this experience is “time- less”, its interpretation (by the tradition), otherwise, contains an internal development, and this development, no less historical than theological, is equally fundamental to the traditional meaning of the experience, to the meaning of the Mystical. In Antiquity, we will highlight three moments: Mystery cults, philosophy and Christianity. And then, within Christianity, we will discern what we will call the “heterodox Christian tradition”, the unfolding of the mysti- cal tradition that idealized and formed modern civilization – and consummated itself philo- sophically in Hegel. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Integrado em Filosofia |
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