Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42712

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Ana Lúcia Borba de-
dc.contributor.authorBORBA, Dáfine Lemos da Costa-
dc.date.accessioned2022-02-04T19:23:50Z-
dc.date.available2022-02-04T19:23:50Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationBORBA, Dáfine Lemos da Costa. Núcleo de acessibilidade na Universidade Federal de Pernambuco: o que aponta o contexto da prática sobre a inclusão de Estudantes com deficiência. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42712-
dc.description.abstractExamino, neste trabalho, a trajetória do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) enquanto política institucional de inclusão com um olhar voltado para os estudantes com deficiência na instituição. Compreendendo a importância do Núcleo de Acessibilidade no processo de inclusão, delineamos questões que tendem a ser esclarecidos na investigação: Como o processo de criação e implementação do Núcleo de Acessibilidade ocorreu no âmbito da UFPE? Quais os efeitos desta política no contexto da prática na instituição? Para tanto, de forma específica buscamos: identificar os movimentos, nas esferas internacionais, nacionais e locais, que influenciaram a criação do Núcleo de Acessibilidade; analisar o contexto de produção do Núcleo de Acessibilidade a partir dos documentos legais e da documentação específica; analisar os efeitos no contexto da prática das ações implementadas pelo Núcleo Central e os Setoriais voltadas aos Estudantes com deficiência, nomeadamente os Ecd. Como abordagem teórico-metodológica, utilizaremos o Ciclo Contínuo de Políticas de Ball et al. (1992), pois, através dela é possível perceber a complexa trajetória das políticas permitindo verificar como uma determinada política foi construída, quais as influências que sofreu, como elas estão sendo implementadas na prática e os seus efeitos no campo em que está inserida. Com base nesta abordagem, a coleta de dados se deu por meio de um levantamento bibliográfico, da análise documental e da realização de entrevistas com aqueles que contribuíram em alguma etapa da trajetória do Núcleo de Acessibilidade e com os usuários das ações realizadas pelo NACE (Recife, Centro Acadêmico de Vitória e Centro Acadêmico do Agreste). Para a análise dos dados, utilizamos a análise crítica do discurso de Norman Fairclough (2001), como forma de perceber os discursos e contextos em que a política de inclusão foi criada e está sendo implementada na UFPE. Os achados mostram que o NACE surge como forma de atender a legislação vigente no país, bem como uma demanda de inclusão de Ecd na UFPE. Desde então, o Núcleo tem dialogado com todos os setores da universidade e tem construído ações em prol da inclusão das Pessoas com deficiência na instituição. Concluímos que os avanços no sentido da inclusão de Ecd na UFPE foram muitos após a criação do NACE, mas as barreiras atitudinais e comunicacionais continuam sendo os maiores desafios para os Ecd. Para que a UFPE se torne uma Universidade de qualidade para todos, é necessário que a comunidade acadêmica esteja sensibilizada com as questões que envolvem a inclusão e trabalhe em prol da acessibilidade dos Ecd na IES.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleNúcleo de acessibilidade na Universidade Federal de Pernambuco : o que aponta o contexto da prática sobre a inclusão de Estudantes com deficiênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6529689656926494pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1313351595425296pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxI examine, in this paper, the trajectory in the Accessibility Center of the Federal University of Pernambuco (UFPE) as an institutional inclusion policy with a look around at the students with disabilities in the institution. Understanding the importance of the Accessibility Center in the inclusion process, we outline questions that tend to be clarified in the investigation: How did the process of creation and implementation of the Accessibility Center occur within the scope of UFPE? And what are the effects of this policy in the context of practice in the institution? To this purpose, we specifically sought to: identify the movements, in the international, national and local spheres, that influenced the creation of the Accessibility Center; analyze the production context of the Accessibility Center from legal documents and specific documentation; and analyze the effects in the context of the practice actions implemented by the Central Nucleus and the Sectors aimed for Students with disabilities, namely Swd. As a theoretical-methodological approach, we will use the Continuous Policy Cycle of Ball et al. (1992), because it is possible to perceive the complex trajectory of policies, allowing to verify how a certain policy was constructed, which influences it has suffered, how they are being implemented in practice and their effects in the field in which it is inserted. Based on this approach, the data collection took place through a bibliographic survey, document analysis and interviews with those who contributed at some stage in the trajectory of the Accessibility Center and with the users of the actions carried out by NACE (Recife , Academic Center of Vitória and Academic Center of Agreste). And for the data analysis we used Norman Fairclough's (2001) critical discourse analysis as a way of perceiving the discourses and contexts in which the inclusion policy was created and being implemented at UFPE. The findings shows that NACE emerges as a way to meet the current legislation in the country, as well as a demand for the inclusion of Students with disabilities at UFPE. Since then, the Center has been in dialogue with all sectors of the university and has built actions to promote the inclusion of people with disabilities in the institution. We concluded that the advances towards the inclusion of Swd in UFPE were many after the creation of NACE, but attitudinal and communicational barriers continue to be the biggest challenges for the Students with disabilities. At last, for UFPE to become a quality university for all, the academic community must be sensitized to the issues involving inclusion and work towards the accessibility of Swd at the IES.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dáfine Lemos da Costa Borba.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons