Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42679

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Adriano Bento-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, José Igor Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2022-02-03T14:30:12Z-
dc.date.available2022-02-03T14:30:12Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.date.submitted2022-02-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42679-
dc.description.abstractA formação de professores de Educação Física no Brasil é um tema que rendeu muitas discussões no passado e ainda se encontra bem distante de alcançar pensamentos unanimes entre especialistas. Especificamente por possuir uma histórica de formação nada sequencial, com alguns avanços e retrocessos, também, por aproximar duas áreas consideradas distintas: a saúde e humanas. A subdivisão de áreas de formação (Bacharelado e Licenciatura) é um dos exemplos mais notáveis e que acarreta conflitos e estudos até os dias atuais, pelos apoiadores de uma área de formação única, evidenciando que ambas têm como objeto de estudo o movimento humano. Considerando tal cenário, a presente pesquisa buscou conhecer a formação acadêmica dos indivíduos que ministram aula de Educação Física no município de TuparetamaPE e os elementos que auxiliaram para a atual configuração. Este estudo é natureza quantitativa e descritiva, que visa avaliar um questionamento aplicado aos professores de Educação Física do município. Na cidade existem 6 indivíduos do sexo masculino que ministram aulas de Educação Física nas 5 escolas municipais que existem. Foi aplicado um questionário online que teve como objetivo identificar a formação acadêmica, motivação para ministrar aulas de Educação Física, o nível de satisfação de ministrar aula de Educação Física, o nível de carga horária semanal, acesso a formação continuada e o acesso aos materiais na Educação Física. Os dados dos profissionais, apontam a existência de uma formação completa e objetiva para a licenciatura em Educação Física, buscando priorizar a saúde e a área esportivista, além da necessidade de um emprego. São profissionais que estão satisfeitos em sua área de trabalho, possuem em sua maioria acesso a formação continuada e dispõem de materiais específicos para a docência em Educação Física escolar no município de Tuparetama.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação física – formação profissionalpt_BR
dc.titleA formação do profissional que ministra aula de educação física escolar em um município do alto sertão do Pajeúpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W6064170pt_BR
dc.description.abstractxThe formation of Physical Education teachers in Brazil is a theme that has yielded many discussions in the past and is still far from reaching unanimous thoughts among specialists. Specifically for having a history of formation not sequential, with some advances and setbacks, also, for approaching two areas considered distinct: health and human. The subdivision of training areas (Baccalaureate and Degree) is one of the most notable examples, which leads to conflicts and studies until the present day, by the supporters of a single training area, showing that both have as their object of study the human movement. Considering this scenario, this research sought to know the academic background of individuals who teach Physical Education class in the city of Tuparetama-PE and the elements that helped to the current configuration. This study is quantitative and descriptive, which aims to evaluate a question applied to teachers of Physical Education in the city. In the city there are 6 male individuals who teach Physical Education classes in the 5 existing municipal schools. An online questionnaire was applied to identify academic education, motivation to teach Physical Education classes, satisfaction level of Physical Education classes, weekly workload level, access to continuing education and access to materials in PE. The data from the professionals point to the existence of a complete and objective formation for the degree in Physical Education, seeking to prioritize the health and the sports area, besides the need for a job. They are professionals who are satisfied in their area of work, have mostly access to continuing education and have specific materials for teaching Physical Education in the municipality of Tuparetama.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, José Igor Vasconcelos de..pdf583,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons