Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42662

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Ana Paula Sobreira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, João Carlos Fernandes de-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:40:49Z-
dc.date.available2022-02-02T20:40:49Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Carlos Fernandes de. Educação financeira a partir da juventude: impactos e políticas públicas no Brasil entre 2008 e 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42662-
dc.description.abstractPautado em um contexto econômico e financeiro em constante mudanças, o trabalho buscou analisar o impacto do ensino de Educação Financeira na juventude, com um foco maior no caso brasileiro entre 2008 e 2018. Investigou-se a evolução da educação financeira até chegar no Brasil, e depois como foi adaptado ao sistema educacional nacional. Em termos teóricos, buscou qual eram a metodologia pedagógica e o papel das diversas instituições frente à ENEF. Depois buscou-se investigar o impacto da internet como ferramenta utilizada pelos projetos para melhoria do letramento financeiro sem restrições de tempo e espaço. Por fim, encontrou-se dados fornecidos por diversos institutos de pesquisas e organizações interessados em letramento financeiro, que em todo o mundo, e em especial no Brasil, a maior parte dos jovens não estão preparados para lidar com os problemas financeiros, e tem uma forte tendência ao endividamento. Apesar do crescimento do número de projetos de educação financeira recentemente, é necessário que esses sejam mais efetivos em atender os problemas sociais que ocorrerão devido ao pouco conhecimento financeiro existente como a geração de um ciclo vicioso que levará, com o tempo, a uma deterioração relativa na qualidade de vida dos indivíduos.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEstratégia Nacional de Educação Financeirapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas – Brasilpt_BR
dc.titleEducação financeira a partir da juventude: impactos e políticas públicas no Brasil entre 2008 e 2018.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5306338738486121pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3240119827665808pt_BR
dc.description.abstractxBased on a constantly changing economic and financial context, the study sought to analyze the impact of Financial Education teaching on youth, with a greater focus on the Brazilian case between 2008 and 2018. The evolution of financial education was investigated until arriving in Brazil, and then how it was adapted to the national educational system. In theoretical terms, it was searched the pedagogical methodology and the role of the various institutions with ENEF. Thus, it was investigated the impact of the Internet as a tool used by financial literacy improvement projects without time and space restrictions. Finally, we found data provided by various research institutes and organizations interested in Financial Literacy, which throughout the world, and particularly in Brazil, the majority of young people are not prepared to deal with financial problems, and they are strongly prone to indebtedness. Although the highly increase of financial education projects lately, it is required to those projects to be more effective in addressing the social problems that will occur due to the lack of financial knowledge and the generation of a vicious cycle that will eventually lead to a relative deterioration quality of life.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de.pdf2,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons