Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42662
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BEZERRA, Ana Paula Sobreira | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T20:40:49Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T20:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de. Educação financeira a partir da juventude: impactos e políticas públicas no Brasil entre 2008 e 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42662 | - |
dc.description.abstract | Pautado em um contexto econômico e financeiro em constante mudanças, o trabalho buscou analisar o impacto do ensino de Educação Financeira na juventude, com um foco maior no caso brasileiro entre 2008 e 2018. Investigou-se a evolução da educação financeira até chegar no Brasil, e depois como foi adaptado ao sistema educacional nacional. Em termos teóricos, buscou qual eram a metodologia pedagógica e o papel das diversas instituições frente à ENEF. Depois buscou-se investigar o impacto da internet como ferramenta utilizada pelos projetos para melhoria do letramento financeiro sem restrições de tempo e espaço. Por fim, encontrou-se dados fornecidos por diversos institutos de pesquisas e organizações interessados em letramento financeiro, que em todo o mundo, e em especial no Brasil, a maior parte dos jovens não estão preparados para lidar com os problemas financeiros, e tem uma forte tendência ao endividamento. Apesar do crescimento do número de projetos de educação financeira recentemente, é necessário que esses sejam mais efetivos em atender os problemas sociais que ocorrerão devido ao pouco conhecimento financeiro existente como a geração de um ciclo vicioso que levará, com o tempo, a uma deterioração relativa na qualidade de vida dos indivíduos. | pt_BR |
dc.format.extent | 87p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Estratégia Nacional de Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas – Brasil | pt_BR |
dc.title | Educação financeira a partir da juventude: impactos e políticas públicas no Brasil entre 2008 e 2018. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5306338738486121 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3240119827665808 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on a constantly changing economic and financial context, the study sought to analyze the impact of Financial Education teaching on youth, with a greater focus on the Brazilian case between 2008 and 2018. The evolution of financial education was investigated until arriving in Brazil, and then how it was adapted to the national educational system. In theoretical terms, it was searched the pedagogical methodology and the role of the various institutions with ENEF. Thus, it was investigated the impact of the Internet as a tool used by financial literacy improvement projects without time and space restrictions. Finally, we found data provided by various research institutes and organizations interested in Financial Literacy, which throughout the world, and particularly in Brazil, the majority of young people are not prepared to deal with financial problems, and they are strongly prone to indebtedness. Although the highly increase of financial education projects lately, it is required to those projects to be more effective in addressing the social problems that will occur due to the lack of financial knowledge and the generation of a vicious cycle that will eventually lead to a relative deterioration quality of life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons