Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42516
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUNA, Fábio Caparica de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Anderson Henrique Alexandrino de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T19:56:02Z | - |
dc.date.available | 2022-01-20T19:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-20 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Anderson Henrique Alexandrino de. Quadratur: aprendendo design de forma lúdica. 2021. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42516 | - |
dc.description.abstract | Trabalho de conclusão do curso de graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco, Quadratur é um jogo desenhado para ser utilizado em sala de aula, com o apoio e supervisão de professores e monitores, e faz uma simulação simplificada da rotina de um designer que deve utilizar de várias técnicas e ferramentas para solucionar variados problemas de design tipicamente trazidos por clientes, como por exemplo o desenvolvimento de uma identidade visual. Apesar de simples, o jogo busca estimular a capacidade dos alunos de pensar de forma projetual atuando tanto no sentido de reforçar seu "vocabulário" de técnicas, aprofundando o conhecimento a respeito de seu funcionamento, quanto no sentido de desafiá-los a pensar os diferentes aspectos de cada problema e quais combinações de ferramentas poderiam ser usadas para se chegar a uma solução, uma vez que não existe uma única resposta certa para cada problema. O jogo ainda ajuda, de forma indireta, os alunos a desenvolver suas capacidades de planejar de forma sequencial e lógica as etapas de um projeto. Este trabalho teve como objetivo gerar uma ferramenta lúdica que facilite o entendimento básico, por parte de alunos de graduação em Design, da dinâmica e do fluxo de uma metodologia projetual, fazendo uso de mecanismos mentais comumente explorados em jogos, com o intuito de atingir os alunos diretamente no nível inconsciente, permitindo o desenvolvimento das habilidades cognitivas relativas ao planejamento e a estruturação de projetos em 4 etapas: Entendimento do Problema, Geração de alternativas, Teste e refino e Implementação/lançamento. Como resultado apresentamos um jogo totalmente finalizado e pronto para ser usado em sala de aula, inicialmente no formato EAD por meio da ferramenta Tabletopia. Porém o jogo pode ser facilmente materializado para ser usado no formato presencial assim que for possível. Todo o processo de desenvolvimento foi documentado, portanto não apresentamos apenas um produto, mas também um estudo de caso, um passo-a-passo detalhado do desenvolvimento de um jogo de tabuleiro independente. E como tal temos a esperança que possa servir como guia para que outros estudantes possam desenvolver projetos futuros. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenho industrial | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.title | Quadratur: Aprendendo design de forma lúdica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2117301045879648 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9670423228264102 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quadratur - TCC v4.0.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons