Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42516

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Fábio Caparica de-
dc.contributor.authorLIMA, Anderson Henrique Alexandrino de-
dc.date.accessioned2022-01-20T19:56:02Z-
dc.date.available2022-01-20T19:56:02Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-01-20-
dc.identifier.citationLIMA, Anderson Henrique Alexandrino de. Quadratur: aprendendo design de forma lúdica. 2021. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42516-
dc.description.abstractTrabalho de conclusão do curso de graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco, Quadratur é um jogo desenhado para ser utilizado em sala de aula, com o apoio e supervisão de professores e monitores, e faz uma simulação simplificada da rotina de um designer que deve utilizar de várias técnicas e ferramentas para solucionar variados problemas de design tipicamente trazidos por clientes, como por exemplo o desenvolvimento de uma identidade visual. Apesar de simples, o jogo busca estimular a capacidade dos alunos de pensar de forma projetual atuando tanto no sentido de reforçar seu "vocabulário" de técnicas, aprofundando o conhecimento a respeito de seu funcionamento, quanto no sentido de desafiá-los a pensar os diferentes aspectos de cada problema e quais combinações de ferramentas poderiam ser usadas para se chegar a uma solução, uma vez que não existe uma única resposta certa para cada problema. O jogo ainda ajuda, de forma indireta, os alunos a desenvolver suas capacidades de planejar de forma sequencial e lógica as etapas de um projeto. Este trabalho teve como objetivo gerar uma ferramenta lúdica que facilite o entendimento básico, por parte de alunos de graduação em Design, da dinâmica e do fluxo de uma metodologia projetual, fazendo uso de mecanismos mentais comumente explorados em jogos, com o intuito de atingir os alunos diretamente no nível inconsciente, permitindo o desenvolvimento das habilidades cognitivas relativas ao planejamento e a estruturação de projetos em 4 etapas: Entendimento do Problema, Geração de alternativas, Teste e refino e Implementação/lançamento. Como resultado apresentamos um jogo totalmente finalizado e pronto para ser usado em sala de aula, inicialmente no formato EAD por meio da ferramenta Tabletopia. Porém o jogo pode ser facilmente materializado para ser usado no formato presencial assim que for possível. Todo o processo de desenvolvimento foi documentado, portanto não apresentamos apenas um produto, mas também um estudo de caso, um passo-a-passo detalhado do desenvolvimento de um jogo de tabuleiro independente. E como tal temos a esperança que possa servir como guia para que outros estudantes possam desenvolver projetos futuros.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.titleQuadratur: Aprendendo design de forma lúdica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2117301045879648pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9670423228264102pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quadratur - TCC v4.0.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons