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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42499

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Myllena Alves da-
dc.date.accessioned2022-01-19T16:08:40Z-
dc.date.available2022-01-19T16:08:40Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2022-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42499-
dc.description.abstractO presente estudo, se inscreve no debate nacional sobre as práticas curriculares e avaliativas, o currículo e o ensino no contexto pandêmico da COVID-19, e tem como principal objetivo analisar os entrecruzamentos dos sentidos de práticas curriculares-avaliativas no contexto de ensino remoto. Como objetivos específicos buscamos identificar os sentidos entrecruzados de prática curricular dos professores, mapear as principais práticas avaliativas utilizadas pelos professores e o porquê do uso destes instrumentos do ponto de vista da aprendizagem dos alunos e por fim identificar os limites e dificuldades dos docentes para realizar as avaliações durante o ensino remoto. Ainda, tomamos neste estudo, a teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015) como abordagem teórica-metodológica, uma vez que entendemos o discurso como parcial e contingente. Para a coleta dos dados, utilizamos a aplicação de questionários com professores da rede pública de ensino da cidade de Caruaru-PE. Obtivemos contato com duas professoras e analisamos seus discursos em busca de responder os nossos objetivos de pesquisa. As análises apontaram que as professoras utilizam em sua as orientações curriculares, a BNCC e a contextualização como base para suas aulas, de modo a atender as necessidades de aprendizagens que emergem na sala de aula. Também foi evidenciado em seus discursos, a reflexão e a autonomia profissional, ao buscarem alternativas para promover um ensino significativo para o aluno, utilizando de conhecimentos decorrentes de suas vivências em sala de aula, das particularidades da localidade em que atuam e dos alunos aos quais ensinam, e de ferramentas que estão ao alcance da maioria de seus alunos, de modo que a aprendizagem seja equitativa para todos da comunidade escolar.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrática curricular-avaliativapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectContexto remotopt_BR
dc.titleEntrecruzando sentidos de práticas curriculares-avaliativas em um contexto remotopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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