Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42499
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Letícia Myllena Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T16:08:40Z | - |
dc.date.available | 2022-01-19T16:08:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42499 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, se inscreve no debate nacional sobre as práticas curriculares e avaliativas, o currículo e o ensino no contexto pandêmico da COVID-19, e tem como principal objetivo analisar os entrecruzamentos dos sentidos de práticas curriculares-avaliativas no contexto de ensino remoto. Como objetivos específicos buscamos identificar os sentidos entrecruzados de prática curricular dos professores, mapear as principais práticas avaliativas utilizadas pelos professores e o porquê do uso destes instrumentos do ponto de vista da aprendizagem dos alunos e por fim identificar os limites e dificuldades dos docentes para realizar as avaliações durante o ensino remoto. Ainda, tomamos neste estudo, a teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015) como abordagem teórica-metodológica, uma vez que entendemos o discurso como parcial e contingente. Para a coleta dos dados, utilizamos a aplicação de questionários com professores da rede pública de ensino da cidade de Caruaru-PE. Obtivemos contato com duas professoras e analisamos seus discursos em busca de responder os nossos objetivos de pesquisa. As análises apontaram que as professoras utilizam em sua as orientações curriculares, a BNCC e a contextualização como base para suas aulas, de modo a atender as necessidades de aprendizagens que emergem na sala de aula. Também foi evidenciado em seus discursos, a reflexão e a autonomia profissional, ao buscarem alternativas para promover um ensino significativo para o aluno, utilizando de conhecimentos decorrentes de suas vivências em sala de aula, das particularidades da localidade em que atuam e dos alunos aos quais ensinam, e de ferramentas que estão ao alcance da maioria de seus alunos, de modo que a aprendizagem seja equitativa para todos da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Prática curricular-avaliativa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Contexto remoto | pt_BR |
dc.title | Entrecruzando sentidos de práticas curriculares-avaliativas em um contexto remoto | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Letícia Myllena.pdf | 540,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons