Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42497

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de-
dc.contributor.authorTORRES, Maria Isabel Nunes dos Santos-
dc.date.accessioned2022-01-19T15:02:04Z-
dc.date.available2022-01-19T15:02:04Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.citationTORRES, Maria Isabel Nunes dos Santos. No Meio do Caminho tinha uma Pandemia: Práticas Avaliativas Emergentes nos Cotidianos de Escolas do Município de Belo Jardim-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42497-
dc.description.abstractO presente trabalho está inserido no campo de discussões sobre práticas avaliativas, no contexto de professoras da rede municipal de Belo Jardim-PE. Para tanto, elencamos como objetivo geral compreender as práticas avaliativas dos/as professores/as da rede municipal diante do contexto pandêmico e de modo mais específico, buscamos analisar as práticas avaliativas utilizadas pelos professores da rede municipal de Belo Jardim-PE durante a pandemia e identificar os critérios escolhidos para a adoção dessas práticas nesse contexto. Nesse sentido, compreendemos prática como atividade, de acordo com Vázquez (1977) e a avaliação como fonte de conhecimento, conforme Méndez (2001). Utilizamos como instrumento de coleta de dados, o questionário online, considerando o contexto pandêmico e as limitações que impôs, e analisamos com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), onde o discurso não é apenas fala, mas também prática. Por meio dos discursos das seis professoras participantes, compreendemos que contexto pandêmico interferiu nas suas práticas avaliativas de modo que elas necessitaram ter como premissa o acolhimento e o entendimento da relação entre a avaliação e o contexto em que ela ocorre.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas Avaliativaspt_BR
dc.subjectContexto pandêmicopt_BR
dc.subjectInstrumentos Avaliativospt_BR
dc.titleNo meio do caminho tinha uma pandemia : práticas avaliativas emergentes nos cotidianos de escolas do município de Belo jardim-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8052660710182275pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is inserted in the field of discussions about evaluation practices, in the context of teachers from the municipal network of Belo Jardim-PE. To do so, we list as a general objective to understand the practices evaluations of teachers in the municipal network in the context of the pandemic and more specifically, we seek to analyze the evaluation practices used by teachers in the municipal network of Belo Jardim-PE during the pandemic and identify the criteria chosen for the adoption of these practices in this context. In this sense, we understand practice as an activity, according to Vázquez (1977) and assessment as a source of knowledge, according to Méndez (2001). We used the online questionnaire as an instrument for data collection, considering the pandemic context and the limitations it imposed, and we analyzed it based on the Discourse Theory of Laclau and Mouffe (2015), where discourse is not just speech, but also practical. Through the speeches of the six participating teachers, we understand that the pandemic context interfered in their assessment practices so that they needed to have as a premise the reception and understanding of the relationship between the assessment and the context in which it takes place.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-4199-7006pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão FINAL OFICIAL - TCC - Maria Isabel Nunes dos Santos Torres 19.01.pdf379,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons