Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42492

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorSILVA, Taísa da-
dc.date.accessioned2022-01-19T13:25:51Z-
dc.date.available2022-01-19T13:25:51Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2021-01-17-
dc.identifier.citationSILVA, Taísa da. Produção das práticas curriculares-avaliativas de professores da educação básica: rastros da formação docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42492-
dc.description.abstractO presente estudo se inscreve no debate nacional acerca da formação de professores e das práticas curriculares-avaliativas, e tem como principal objetivo analisar como os saberes da formação inicial são mobilizados nas práticas curriculares-avaliativas dos professores. Assim, partimos de autores como Lopes (2018); Silva (2020), dentre outros, para compreendermos a construção dos processos de significação das políticas e práticas curriculares. Em nosso percurso metodológico utilizamos questionários como instrumentos de coleta de dados e através deles obtivemos a participação de quatro professoras. Para a análise nos pautamos na Teoria do Discurso de Laclau (2013) por esta valorizar as dimensões conflituosas e indeterminadas da política. Dessa forma, a partir de nossos dados identificamos que o trabalho docente é perpassado para regulamentações políticas, contudo as professoras buscam fugas desse controle, sendo a formação inicial significada enquanto instrumento que permite refletir e ressignificar às políticas-práticas. Isso revela que por mais que um discurso/política se apresente enquanto hegemônica, as fixações de sentido serão sempre parciais e provisórias posto a impossibilidade de construção de um sentido único e definitivo.pt_BR
dc.format.extent23pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas curriculares-avaliativaspt_BR
dc.subjectPolíticas Curricularespt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleProdução das práticas curriculares-avaliativas de professores da educação básica: rastros da formação docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9618591632678720pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Depósito - Taísa Silva.pdf443,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons