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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42492
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Taísa da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T13:25:51Z | - |
dc.date.available | 2022-01-19T13:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Taísa da. Produção das práticas curriculares-avaliativas de professores da educação básica: rastros da formação docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42492 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se inscreve no debate nacional acerca da formação de professores e das práticas curriculares-avaliativas, e tem como principal objetivo analisar como os saberes da formação inicial são mobilizados nas práticas curriculares-avaliativas dos professores. Assim, partimos de autores como Lopes (2018); Silva (2020), dentre outros, para compreendermos a construção dos processos de significação das políticas e práticas curriculares. Em nosso percurso metodológico utilizamos questionários como instrumentos de coleta de dados e através deles obtivemos a participação de quatro professoras. Para a análise nos pautamos na Teoria do Discurso de Laclau (2013) por esta valorizar as dimensões conflituosas e indeterminadas da política. Dessa forma, a partir de nossos dados identificamos que o trabalho docente é perpassado para regulamentações políticas, contudo as professoras buscam fugas desse controle, sendo a formação inicial significada enquanto instrumento que permite refletir e ressignificar às políticas-práticas. Isso revela que por mais que um discurso/política se apresente enquanto hegemônica, as fixações de sentido serão sempre parciais e provisórias posto a impossibilidade de construção de um sentido único e definitivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas curriculares-avaliativas | pt_BR |
dc.subject | Políticas Curriculares | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | Produção das práticas curriculares-avaliativas de professores da educação básica: rastros da formação docente | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9618591632678720 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Depósito - Taísa Silva.pdf | 443,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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