Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42489

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Anna Gabriely Paes Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-01-18T19:27:49Z-
dc.date.available2022-01-18T19:27:49Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-01-11-
dc.identifier.citationCARVALHO, Anna Gabriely Paes Ferreira de. Os impactos da pandemia do covid-19: um estudo sobre as práticas curriculares de professores do município de Caruaru. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42489-
dc.description.abstractEste trabalho está inserido no debate nacional sobre os rumos das políticas curriculares e do currículo, e tem como principal objetivo compreender como se dá o movimento das práticas curriculares de professores de escolas municipais de Caruaru, no contexto da pandemia do Covid-19 e das aulas remotas. Dessa forma, buscamos analisar os movimentos outros das práticas curriculares dos professores nesse período de aulas on-line e de distanciamento social, assim como a organização curricular e a (re)definição das atividades tomadas por esses profissionais nesse contexto. No que concerne a metodologia adotada na pesquisa, nos respaldamos nos estudos sobre a abordagem qualitativa de Minayo (1998), e nos procedimentos metodológicos de entrevistas semi-estruturada, a partir de Gil (1999) e na Análise do Discurso na perspectiva que trabalha Orlandi (2010). Para a coleta de dados, buscamos por professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental I do município de Caruaru, e que atuam nesse período pandêmico dando aulas de forma remota e on-line, assim selecionamos 3 professoras que contemplaram os nossos critérios, e então realizamos a entrevista semi-estruturada via WhatsApp. A análise dos dados pautou-se na Análise do Discurso segundo Orlandi (2010). Os resultados do nosso estudo apontam as dificuldades vivenciadas por professores e alunos nesse período de aulas on-line, assim como o valor inestimável da educação e da escola, além da insubstituível presença dos professores que não podem ser trocados por plataformas digitais. Esses profissionais assumem um papel crucial ante as urgências vividas no mundo atual. Portanto, concluímos que os professores, mesmo com toda adversidade, não se distanciaram do seu principal propósito e continuaram buscando concretizar uma educação de qualidade para todos os estudantes.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContexto pandêmicopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPráticas curricularespt_BR
dc.titleOs impactos da pandemia do covid-19 : um estudo sobre as práticas curriculares de professores do município de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anna Gabriely Paes Ferreira de Carvalho.pdf550,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons