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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHenrique Albert Brayner, Fláviopt_BR
dc.contributor.authorDe Lira Santana, Josépt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:20:29Z
dc.date.available2014-06-12T17:20:29Z
dc.date.issued2012-01-01pt_BR
dc.identifier.citationDe Lira Santana, José; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativa. 2012. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4227
dc.description.abstractEsta tese busca examinar e explicitar, no âmbito da educação, os pressupostos fulcrais da fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da Teoria da Ação comunicativa e as implicações desse empreendimento para a educação. Para tanto, este trabalho discute as categorias, conceitos e argumentos que alicerçam os fundamentos teórico-metodológicos do pensamento de Habermas, assim como sistematiza e avalia o potencial pedagógico da teoria da racionalidade comunicativa, enquanto reconstrução da Teoria Crítica. Desenvolve uma análise do diagnóstico que Habermas realiza sobre a sociedade contemporânea, especialmente sobre as patologias do capitalismo tardio. Descreve a reconstrução desenvolvida por Habermas do discurso filosófico da modernidade. Explicita a produtividade da abordagem habermasiana na efetivação de um processo pedagógico criativo, crítico, emancipatório e libertador. Analisa aspectos da ação educativa a partir dos princípios da Teoria da Ação Comunicativa. A nossa hipótese sobre a validade da teoria de Habermas está centrada na sua visão reconstrutiva da racionalidade e, em conseqüência, dos conhecimentos, nesse caráter, manifesta-se, no nosso entender, a produtividade da teoria habermasiana para a educaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAção Comunicativapt_BR
dc.subjectRacionalidade Comunicativapt_BR
dc.subjectAção Educativapt_BR
dc.titleEducação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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