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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42253
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, José Maria Andrade | - |
dc.contributor.author | BARRETO, Rita Anne Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T22:51:37Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T22:51:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Rita Anne Andrade. Avaliação da integridade estrutural de dutos contendo trincas multiplas semielípticas via opção 2 da NORMA BS 7910 e o método dos elementos finitos. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42253 | - |
dc.description.abstract | Dutos são componentes para a transferência de fluidos largamente utilizados, do qual realizam a atividade de forma rápida e autônoma, tornando a melhor relação custo-benefício encontrada no mercado. No entanto, os defeitos que podem surgir nesses componentes comprometem a integridade estrutural. Com isso, a segurança operacional é uma grande preocupação das companhias, devido aos grandes impactos econômicos, sociais e ambientais que esses defeitos podem ocasionar. Existem normas que têm como objetivo avaliar e determinar a aceitabilidade dos defeitos, principalmente quando são do tipo trinca. As normas baseiam-se na mecânica da fratura para fornecer os procedimentos necessários de avaliação. A mecânica da fratura é uma importante ferramenta para avaliação de integridade estrutural, utilizando o Fator de Intensidade de Tensões (FIT). A trinca semielíptica é a mais encontrada em situações reais, devido a complexas configurações, apresenta certa dificuldade na obtenção dos corretos FIT’s. No entanto, a utilização das normas, simplifica a geometria dos defeitos reais, apresentando resultados imprecisos, tornando-se necessário a comparação de resultados utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF). Este estudo tem como objetivo avaliar a integridade estrutural de dutos de transporte de hidrocarbonetos de aço API 5CT P110 submetidos à pressão interna contendo trincas múltiplas dissimilares semielípticas longitudinais utilizando a metodologia de avaliação recomendada pela Opção 2 da norma britânica BS 7910. Da mesma forma, foi realizada a avaliação considerando as trincas como sendo uma única trinca, virtual, como definido pela norma, considerando os critérios de avaliação. Uma segunda avaliação foi realizada considerando as trincas longitudinais e transversal e avaliado seu comportamento. Os resultados dessas avaliações foram comparados com os resultados obtidos em simulações computacionais realizadas em software MEF e expressos no diagrama de avaliação de falha – FAD. Foram consideradas trincas com diferentes razões de aspecto, onde verificou-se que, quanto menor o a razão de aspecto, menor a profundidade crítica da trinca e consequentemente, observou-se que a trinca transversal é menos prejudicial a estrutura. Com as comparações realizadas, verificou-se o conservadorismo existente na norma BS 7910 (2013), onde observou-se que algumas trincas consideradas potencialmente inseguras na avaliação analítica foram consideradas segura na avaliação numérica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Dutos | pt_BR |
dc.subject | Trincas múltiplas semielípticas | pt_BR |
dc.subject | FAD | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Norma BS 7910:2013 | pt_BR |
dc.subject | Integridade estrutural | pt_BR |
dc.title | Avaliação da integridade estrutural de dutos contendo trincas multiplas semielípticas via opção 2 da NORMA BS 7910 e o método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARRASCO, Jorge Antônio Palma | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5989968930243160 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6749188011494040 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Pipelines are components for the transfer of fluids, from which they transfer quickly and autonomously, making them the best cost-benefit ratio found in the market. However, flaws that may arise in these components compromise structural integrity. As a result, operational safety is a major concern for companies, due to the major economic, social and environmental impacts that these defects can cause. There are standards that aim to assess and determine the acceptability of defects, especially when the defects are of the crack type. The standards are based on fracture mechanics to provide the necessary assessment procedures. Fracture mechanics is an important tool for assessing structural integrity, using the Stress Intensity Factor (FIT). The semi-elliptical crack is the most commonly found in real situations, due to complex configurations, it presents some difficulty in obtaining the correct FIT’s. However, the use of standards, simplifies the geometry of real defects, presenting inaccurate results, making it necessary to compare results using the Finite Element Method (FEM), a good tool to compare the results produced by the standard. This study aims to evaluate the structural integrity of API 5CT P110 steel hydrocarbon transport pipelines subjected to internal pressure containing longitudinal semieliptic dissimilar cracks using the evaluation methodology recommended by Option 2 of the British standard BS 7910. Likewise, it was the evaluation was carried out considering the cracks as being a single, virtual crack, as defined by the standard, considering the evaluation criteria. A second evaluation was carried out considering the longitudinal and transverse cracks and the behavior of the cracks was evaluated. The results of these evaluations were compared with the results obtained in computer simulations performed in MEF software and plotted on the failure assessment diagram - FAD. Cracks with different aspect ratios were considered, where it was found that, the smaller the aspect ratio, the smaller the critical depth of the crack and, consequently, it was observed that the transversal crack is less harmful to the structure. With the comparisons made, the existing conservatism in the norm BS 7910: 2013 was verified, where it was observed that some cracks considered potentially unsafe in the analytical evaluation were considered safe in the numerical evaluation. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9085140310628380 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica |
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