Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42251

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Rosângela Tenório de-
dc.contributor.authorSANTOS, Wanderson Cruz dos-
dc.date.accessioned2021-12-14T22:23:35Z-
dc.date.available2021-12-14T22:23:35Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Wanderson Cruz dos. A biblioteca como heterotopia: descaminhos e subjetivação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42251-
dc.description.abstractNesta dissertação, o objeto do olhar foram as experiências em uma cultura de domínios do saber e formas de produção de identidades no contexto da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, uma heterotopia de tempos infindáveis que, como uma pedagogia cultural, atua na de produção de identidades. Busquei compreender como processos de relações de força materializadas nas práticas discursivas dessa heterocronia de tempo atuam como uma pedagogia na conduta dos indivíduos. O caminho investigativo construído, de inspiração surrealista etnográfica, pautou-se em elementos da análise do discurso foucaltiana e dos estudos culturais. A feitura do corpus da pesquisa resulta de narrativas sobre o cotidiano da biblioteca e de reflexões a respeito de documentos sobre esse/desse espaço. Como resultado, identificaram-se afirmações que orientam a ordem da verdade na biblioteca através dos modos de organização que incidem na orientação das condutas que se configuram como técnicas de saber-poder e de si materializadas nos artefatos. Assim, é possível dizer que a biblioteca é um lugar de aprendizagem por onde diferentes significados circulam incidindo na fabricação dos sujeitos. Em adição a isso, neste espaço também há resistência que se expressa nos corpos que destroem as regras ao se expressar de outros modos, portanto fabricam para si outras formas de viver. Dessa forma, a biblioteca, pela ótica da heterotopia, pode ser percebida como um espaço em trânsito entre a efervescência urbana do Recife central e as escolas que lhe fazem vizinhança.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHeterotopiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectUFPE – Pós- graduaçãopt_BR
dc.titleA biblioteca como heterotopia : descaminhos e subjetivaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6135262595576521pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9030367663083004pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn this dissertation, the object of perception was the amount of experience lived at the Public Library of Pernambuco related to a culture of knowledge domains and forms of production of identities – such environment, perceived as an endless heterotopia, acts like a cultural pedagogy when it comes to the production of identities. In this sense, I sought to understand how power relations processes, materialized in heterochronic discursive practices, act as a pedagogy in the conduct of individuals. Inspired by an ethnographic and surrealist perspective, this investigative path was based on elements from Foucauldian Discourse Analysis and cultural studies. The construction of the research corpus is a result of narratives about the library’s daily life, as well as reflections on documents about this space. As a consequence, it was possible to identify statements that guide the truth order in the library through modes of organization that influence the orientation of behaviors, which are configured as techniques of the self and techniques of power/knowledge, materialized in artifacts. Hence, it is possible to say that the library is a learning environment where different meanings are spread around, which influences on the construction of subjects. In addition, there is also a place of resistance in this space, which is expressed through bodies that breaks the rules by showing themselves in other ways and, consequently, creating for themselves other ways of living. From a heterotopic perspective, the library can be perceived, then, as a space in transit between the urban effervescence of downtown Recife and the schools nearby.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wanderson Cruz dos Santos.pdf4,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons