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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4199

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, José Luciano Góis dept_BR
dc.contributor.authorVIVAS, Wilma Alves Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:20:21Z
dc.date.available2014-06-12T17:20:21Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationAlves Santos Vivas, Wilma; Luciano Góis de Oliveira, José. Ética, direito e educação: uma abordagem interdisciplinar. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4199
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa objetivou a mensuração dos níveis de desenvolvimento moral em alunos formandos do Curso de Direito da UESC, tomando por base os estágios desenvolvidos por Lawrence Kohlberg em sua obra Psicologia Del Desarrollo Moral através de pesquisa de campo com a constatação dos estágios em que estão inseridos - 3 e 4 - , precedida tal pesquisa de uma outra onde analisamos acerca do enfoque dado à Ética pelos alunos e professores da mesma universidade, tecendo uma crítica ao ensino jurídico no Brasil a partir da pesquisa inicialmente efetuada. A seguir, centramos o nosso pensamento no trabalho desenvolvido por Lawrence Kohlberg, começando pelos estágios iniciais desenvolvidas por Jean Piaget considerando que Kohlberg aperfeiçoou, ou seja, deu continuidade ao estudo e às teorias já inicialmente desenvolvidas por tal autor, seguindo-se com a segunda pesquisa desenvolvida com os alunos objetivando a mensuração dos níveis de desenvolvimento moral tomando por base os estágios desenvolvidos por Kohlberg, através da coleta de dados, tabelamento e análise, para chegarmos à comprovação da nossa hipótese. Fizemos uma crítica á teoria kohlberguiana demonstrando a sua aceitabilidade no mundo científico, através do pensamento de Jürgen Habermas. Assim feito, aprofundamos o nosso trabalho com a apresentação de uma prática pedagógica voltada para a sala de aula e para o cotidiano dos acadêmicos, numa forma de demonstrarmos a possibilidade de melhoria no trato da questão moral através de práticas a serem desenvolvidas no cotidiano escolarpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.titleÉtica, direito e educação: uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Direito

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