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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41988

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alves-
dc.contributor.authorRIBEIRO NETO, Luiz Guimarães-
dc.date.accessioned2021-12-07T13:26:02Z-
dc.date.available2021-12-07T13:26:02Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationRIBEIRO NETO, Luiz Guimarães. Índice da qualidade do serviço para sistemas intermodais de transporte urbano de passageiros. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41988-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal propor um índice que permita avaliar a qualidade do serviço em sistemas intermodais do transporte de passageiros em ambiente urbanos. Atualmente os padrões de avaliação formulados são baseados em modais específicos de transporte e não incorporam a totalidade dos atributos necessários para complemento de uma viagem intermodal. A análise contínua do índice proposto possibilita a seleção de prioridades e o consequente planejamento, implantação e avaliação de políticas públicas que promovam uma matriz de transporte de passageiros mais diversificada, em que os modos ativos, bem como as formas coletivas de locomoção, sejam protagonistas no deslocamento da população. A análise de componentes principais (ACP) foi o método utilizado para avaliação, ponderação e agregação dos indicadores constituintes do padrão apresentado. Os atributos relativos à segurança, disponibilidade e acessibilidade são apontados pelo público pesquisado como as dimensões mais relevantes para avaliar a qualidade do serviço prestado. A aplicação do índice na região do entorno do Terminal de Integração de Afogados, na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil, revela as dificuldades enfrentadas por ciclistas, pedestres e portadores de mobilidade reduzida para complementação de uma viagem intermodal na área em análise, o que pode resultar em viagens mais longas e menos confortáveis, que estimulam a redução no número de usuários do sistema de transporte coletivo de passageiros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectÍndicept_BR
dc.subjectTransporte de passageirospt_BR
dc.subjectIntermodalidadept_BR
dc.subjectQualidade do serviçopt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.titleÍndice da qualidade do serviço para sistemas intermodais de transporte urbano de passageirospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7781945841002844pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5541333217408107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research study was to propose an index that allows evaluating the quality of service in intermodal passenger transport systems in urban environments. Currently, the assessment standards are based on specific modes of transport and do not incorporate all the necessary attributes to complement an intermodal journey. The continuous analysis of the proposed index enables the selection of priorities and the consequent planning, implementation and evaluation of public policies that promote a more diversified passenger transport matrix, in which active modes, as well as collective forms of locomotion, are protagonists in population displacement. Principal component analysis (PCA) was the method used for the evaluation, weighting and aggregation of the constituent indicators of the presented results. The attributes related to safety, availability and accessibility are pointed out by the researched public as the most relevant dimensions to assess the quality of the service provided. The application of the index in the region surrounding the Afogados Integration Terminal, in the city of Recife, Pernambuco, Brazil, reveals the difficulties faced by bikers, pedestrians and people with reduced mobility to complement an intermodal journey in the area under analysis. This in turn can result in longer and less comfortable journeys, and encourage a reduction in the number of users of the collective passenger transport system.pt_BR
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