Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Francisco Jatobá de | - |
dc.contributor.author | HORDONHO, Clara de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T18:31:14Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T18:31:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | HORDONHO, Clara de Lima. Desigualdade de status sócio-ocupacional: um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do background social no processo de realização de status sócio-ocupacional entre estudantes do ensino superior brasileiro, com enfoque nos adeptos de ações afirmativas, dos anos de 2017 a 2019, mediante o uso de um modelo de regressão linear múltipla e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Através da abordagem da realização de status e com o uso da escala métrica internacional ISEI, determinadas variáveis do background social do aluno foram testadas, com intuito de verificar o nível de influência delas na escolha do curso superior pelos estudantes, tendo em vista as desigualdades de oportunidades educacionais (DOE) apontadas por Carlos Antonio Ribeiro e Sérgio Costa Ribeiro. Como resultados, apontam-se a situação de trabalho, o sexo e o tipo de escola de ensino médio dos estudantes como as características mais impactantes no status sócio-ocupacional deles. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Estratificação social – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários – Brasil – Condições sociais | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.title | Desigualdade de status sócio-ocupacional : um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6891654876551454 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2604274612352251 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to investigate the effects of social background on the process of achieving socio-occupational status among Brazilian higher education students, focusing on supporters of affirmative action, from 2017 to 2019, using a regression model. linear multiple and data from the National Student Performance Examination (ENADE). Through the approach of achieving status and using the ISEI international metric scale, certain variables of the student's social background were tested, in order to verify their level of influence in the choice of higher education courses by students, in view of the inequalities of educational opportunities (DOE) identified by Carlos Antonio Ribeiro and Sérgio Costa Ribeiro. As a result, the work situation, gender and type of secondary school of students are pointed out as the most impacting characteristics on the student's socio-occupational status. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Clara de Lima Hordonho.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons