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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41411
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Título: | Contribuições do diálogo Freireano para o enfrentamento da violência baseada em gênero com crianças |
Autor(es): | CALHEIROS, Maria Natália Santos |
Palavras-chave: | Educação em Saúde; Violência de gênero; Criança; Enfrentamento |
Data do documento: | 20-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CALHEIROS, Maria Natália Santos. Contribuições do diálogo Freireano para o enfrentamento da violência baseada em gênero com crianças. 2021. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A violência baseada em gênero (VBG) na infância é discutida em face da desigualdade de gênero, identificada na demarcação de gênero em brinquedos, vestimentas e comportamentos. Diante disso, dialogar com as crianças sobre este assunto estimula a criticidade e o protagonismo, proporcionando a ressignificação de padrões e estereótipos de gênero discriminatórios. O diálogo, na perspectiva freireana, transcende o senso comum, significa ação-reflexão e fundamenta-se na fé, esperança, amorosidade, humildade e pensar certo. Sua principal finalidade é favorecer a consciência crítica e a humanização dos sujeitos. O objetivo geral desta tese foi compreender as contribuições do diálogo freireano para a construção e implementação de uma intervenção educativa visando ao enfrentamento da violência baseada em gênero com crianças numa Organização Não Governamental. Os objetivos específicos foram: 1) construir uma intervenção educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG; 2) descrever as etapas e o processo de uma intervenção educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG; 3) identificar como os fundamentos do diálogo, na perspectiva freireana, materializam-se em um processo de problematização, planejamento, elaboração de estratégias e vivência do enfrentamento da VBG; 4) implementar uma ação educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG e 5) analisar as dificuldades e potencialidades do diálogo, na perspectiva freireana, em um processo de problematização, planejamento, elaboração de estratégias e vivência do enfrentamento da VBG. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação ancorada na Teoria Dialógica de Paulo Freire sistematizada em duas etapas: 1) Investigação Temática e 2) Ação educativa, na qual participaram 7 adultos/32 crianças e uma média de 12 crianças, respectivamente. Os dados foram organizados em tópicos que correspondem aos diferentes momentos da proposta de ação: desvelamento da realidade; Codificação; Descodificação (Círculos de Investigação Temática); Identificação/Seleção do tema gerador; Redução Temática e Planejamento do Programa de Ação; Seminários Temáticos; Planejamento e Implementação da Ação Educativa. A análise desses resultados foi realizada a partir de Creswell (2013) com suporte do software Atlas ti, versão 8.0 e apoio do referencial teórico utilizado para fundamentar esta tese. Os resultados obtidos foram agrupados em quatro eixos de discussão: 1) Problematização da VBG: apropriação e aprofundamento crítico do conhecimento; 2) Machismo: das primeiras impressões à ampliação do conhecimento; 3) O “lugar” da criança no enfrentamento da VBG: reconhecendo-se e assumindo-se como sujeitos de direitos e 4) Diálogo: um processo de construção da práxis. Somando-se a esses achados, a ação educativa concretizada com as crianças nesta tese culminou na produção de um vídeo educativo intitulado “As crianças contra a violência”, que foi divulgado nas redes sociais da ONG onde a pesquisa foi desenvolvida. Pesquisas como estas podem contribuir para a reflexão e sistematização de propostas eficazes e consistentes de enfrentamento da VBG com o púbico infantil, até então marginalizado nesta discussão, uma vez que elaborou e implementou uma ação educativa pautada no diálogo freireano, trazendo contribuições singulares à essa prática ainda predominantemente assistencialista e tecnicista na atualidade. Tais ações também potencializam a articulação da saúde a partir da Educação Popular em Saúde numa perspectiva crítica, participativa e dialógica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41411 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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