Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41364
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Alexandre Viana | - |
dc.contributor.author | SILVA, Isailda Isaias da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T19:12:57Z | - |
dc.date.available | 2021-10-15T19:12:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isailda Isaias da. Apreciação musical: desafios e possibilidades para o aprendizado dos alunos das escolas de educação básica da cidade de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41364 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo Analisar como a apreciação musical é trabalhada pelos professores de música nas aulas de Arte em escolas de Gravatá, Pernambuco. Nossos objetivos específicos foram: Apresentar o debate teórico entre as categorias arte, música e apreciação musical; Identificar a compreensão de apreciação musical dos professores de música em escolas de Gravatá; Identificar como a apreciação musical é trabalhada nas aulas de música e apontar as dificuldades encontradas pelos professores de música nas aulas de Arte em escolas de Gravatá, Pernambuco. Para atender aos objetivos propostos optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, realizando no segundo semestre letivo de 2015 entrevistas semiestruturadas com os professores de escolas da rede estadual, municipal e particular da cidade e Gravatá-PE de forma que pudéssemos obter uma maior riqueza de informações. Para fundamentar nosso estudo utilizamos Barbosa (2008), Brito (2003), Bastião (1995), Fernandes (1998), Ferraz e Fusari (1992 e 1999), dentre outros autores. Percebemos que quase todos/as professores participantes desta pesquisa não possuem formação em Música e relatam dificuldades no trabalho com música e em especifico com a apreciação musical por não possuir uma formação na área. Concluímos que a trajetória de formação dos professores os impedem de trabalhar de uma melhor maneira suas aulas e que essas ocorrem em condições desfavoráveis para um melhor aprendizado dos alunos, mas que apesar das condições adversas eles se esforçam para passar o conteúdo da melhor maneira. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música - Análise, apreciação | pt_BR |
dc.title | Apreciação musical: desafios e possibilidades para o aprendizado dos alunos das escolas de educação básica da cidade de Gravatá-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5387761222416215 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3321578996501111 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to understand the understanding of art teachers in music lessons about music appreciation and how these lessons were worked in the classroom everyday Gravatá- PE in schools. Specifically, we seek to: draw a picture om schools working with art and music specifically; identify teachers who work in art and music appreciation in music lessons and finally analyze how these classes were worked and what difficulties encountered by teachers in working with music in general and specifically with music appreciation. To meet the proposed objectives we chose a qualitative research approach, performing in the second semester 2015 semi-structured interviews with teachers of schools of the state, municipal and private city and Gravesend-PE so we could get a greater wealth of information . To support our study we used Barbosa (2008), Brito (2003), Bastion (1995), Fernandes (1998), Ferraz and Fusari (1992 and 1999), among other authors. We realize that almost all / the teachers participating in this study have no training in music and report difficulties in working with music and with specific musical appreciation for not having training in the area. We conclude that the teacher training course prevent them from working in a better way your lessons and that these occur in unfavorable conditions for improved student learning, but despite the adverse conditions they strive to pass the contents in the best way. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Isailda Isaias da.pdf | 570,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons